Motoristas e cobradores de ônibus ameaçam greve para próxima semana em Teresina
Sindicato aprovou nesta quarta-feira (08) indicativo de greve para o setor em busca das demandasEm uma decisão unânime, os motoristas e cobradores de ônibus que compõem o sistema de transporte público de Teresina aprovaram, nesta quarta-feira, um indicativo de greve que terá início na próxima segunda-feira, dia 13 de maio. A medida foi deliberada após várias rodadas de negociação sem sucesso com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Piauí (Sintetro-PI) revelou que, apesar de esforços e propostas feitas, o Setut recusou-se a negociar um reajuste salarial para a categoria, mesmo com subsídios propostos pela Prefeitura de Teresina, que cobrem parte do sistema.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Segundo representantes dos trabalhadores, foram realizadas pelo menos três rodadas de negociação, nas quais tentaram discutir não apenas o reajuste salarial, mas também outros benefícios da categoria. Contudo, essas tentativas não resultaram em avanços concretos.
Diante desse impasse, o Sintetro-PI anunciou que a partir da próxima segunda-feira (13/05), os motoristas e cobradores de ônibus em Teresina entrarão em estado de greve. Durante esse período, estão previstos movimentos esporádicos em determinados horários e linhas como forma de protesto.
Em comunicado à população, o sindicato solicitou compreensão e apoio, ressaltando que todas as ações estão sendo tomadas com responsabilidade e visando um acordo que valorize o trabalho e a dignidade dos profissionais representados.
Adicionalmente, foi informado que, caso não haja avanços significativos nas negociações até o dia 20 de maio, uma paralisação geral dos serviços em toda a cidade será deflagrada.