Polícia Civil do Piauí forma 11 agentes no 4º Curso de Operações Policiais
Treinamento reuniu policiais do Piauí, Ceará e Pará em 30 dias de provas intensasA Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou, nesta quarta-feira (17/09), a solenidade de conclusão do quarto Curso de Operações Policiais (COP) da Polícia Civil do Estado. Após 30 dias de atividades intensas, 11 policiais concluíram a formação, que reuniu participantes do Piauí, Ceará e Pará.

O curso, iniciado em 18 de agosto, exigiu preparo físico, mental e técnico dos participantes, simulando situações de combate e operações especiais. Ao todo, 32 policiais iniciaram a formação, mas apenas 11 chegaram à conclusão.
O delegado de polícia Cláudio Henrique destacou a complexidade da capacitação: “Um curso de bastante intensidade, foi desafiador. Aulas de muita intensidade, muito conhecimento, muita técnica, muita inteligência física, muita inteligência mental.”

Para o policial federal André Carvalho, do Pará, a formação trouxe ganhos importantes para a atuação policial: “Um curso que veio somar conhecimento, é importante para a nossa área de atuação policial e combater a criminalidade. A segurança do Piauí está em alto nível. A Secretaria está investindo muito nesses cursos operacionais, além disso em outros cursos, sim, e eu avalio a segurança do Piauí muito boa mesmo.”

Um dos coordenadores do COP, o oficial investigador Gustavo Nascimento, ressaltou a importância da integração entre diferentes aspectos da preparação: “A união de forças tática, física e mental foi o ponto forte da formação dos policiais. A Secretaria de Segurança Pública, junto com a Polícia Civil, tem como um dos objetivos principais a capacitação constante do seu quadro pessoal.”

O coordenador do curso, Matheus Zanatta, frisou o alto nível de exigência do treinamento: “Foram 30 dias. É o quarto COP de operações policiais, onde nós tivemos trinta e dois tentantes e apenas 11 conseguiram se formar, oito da casa e três de fora. Esses trinta dias tiveram muito desgaste físico e mental, um curso muito técnico que visa qualificar os nossos operadores para entregar um serviço de qualidade para quem mais merece, que é a população piauiense".

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, também parabenizou os formandos pela conquista: “Um curso muito intenso que coloca o policial em situações de limite extremo, situações de estresse, testes das suas habilidades físicas, habilidades da função policial como armamento, prática de armamento e tiro. É realmente um curso muito difícil. Eu parabenizo esses policiais que vão estar preparados e muitos deles já vão integrar a nossa Coordenadoria de Recursos Especiais, que é um grupo especial da Polícia Civil.”

A nova turma de formados representa mais um reforço na preparação das forças de segurança do Piauí, consolidando o compromisso do Estado com a valorização e o treinamento contínuo dos seus profissionais.













