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Projeto escolar valoriza vaquejada e mobiliza comunidade em Novo Oriente

Estudantes protagonizam iniciativa que une tradição, cultura e educação em Tempo Integral no Piauí
Redação

Em Novo Oriente do Piauí, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Senador Chagas Rodrigues realizou o projeto Aboios e Tradições: Memórias da Vaquejada, uma iniciativa que mobilizou estudantes, educadores e a comunidade local em torno da valorização de uma das expressões culturais mais marcantes da região. A ação integra as práticas pedagógicas do modelo de Educação em Tempo Integral, fortalecendo a aprendizagem a partir da identidade e da vivência dos estudantes.

O projeto nasceu da iniciativa dos próprios alunos, que propuseram o tema por reconhecerem a vaquejada como parte fundamental da história e do cotidiano do município. A proposta foi acolhida pela escola e desenvolvida coletivamente com professores, equipe pedagógica e comunidade escolar, transformando tradição em conhecimento.

Todas as turmas, do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, participaram das atividades, que envolveram pesquisa histórica, entrevistas com vaqueiros, produção cultural, apresentações artísticas e uma cavalgada que percorreu as ruas da cidade, reunindo grande público e promovendo integração entre escola e comunidade.

Para o estudante Marcos Borges, da 3ª série do Ensino Médio, o projeto representou um momento de reconhecimento e pertencimento. “A vaquejada faz parte da nossa vida e da nossa história. Ver a escola abrir espaço para valorizar essa cultura, de forma respeitosa, foi muito importante para todos nós”, destacou o aluno, que participou diretamente da organização e das apresentações.

A presença dos vaqueiros da região deu ainda mais significado à iniciativa. Um deles foi Francisco Muniz, que ressaltou a importância do envolvimento da escola na preservação cultural. “Achei muito bonito ver, pela primeira vez, uma escola abrir as portas para a cultura da vaquejada. Incentivar a cultura é fundamental para que ela não acabe”, afirmou.

O projeto também evidenciou o potencial do Tempo Integral ao integrar cultura, esporte, pesquisa e desenvolvimento socioemocional. Os estudantes assumiram protagonismo em todas as etapas, da concepção à execução, exercitando autonomia, trabalho em equipe e valorização da identidade local.

Durante a programação, a escola aproveitou a grande mobilização popular para realizar o Dia do Ensino Profissional e Técnico, apresentando à comunidade os cursos técnicos que serão ofertados em 2026, ampliando o acesso à informação e oferecendo aos jovens da região oportunidades de formação profissional nas escolas da rede estadual. No Ceti Senador Chagas Rodrigues, os alunos terão acesso aos cursos técnicos de Administração com Ênfase em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Sistemas, integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, iniciativas como essa fortalecem o papel social da escola pública. “Quando a escola valoriza a cultura local e coloca o estudante como protagonista, promove uma aprendizagem mais significativa. O Tempo Integral permite essa integração entre tradição, educação, esporte e projeto de vida, formando jovens mais conscientes de sua identidade e do seu futuro”, ressaltou.