SAF lança Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária
De forma paralela, ocorre o Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do SemiáridoA Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta segunda-feira (06/10), o lançamento da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí. O evento aconteceu no auditório da SAF, localizado no bairro Pirajá, em Teresina.

Com o objetivo de valorizar a produção local e fortalecer a economia rural, a feira reunirá agricultores familiares de todas as regiões do estado, que irão expor e comercializar produtos como alimentos, bebidas, artesanato e plantas ornamentais, entre outros itens produzidos por mulheres e homens do campo.
A programação também contará com atrações culturais, apresentações musicais e manifestações artísticas, destacando a diversidade e a tradição do povo piauiense. Além disso, a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, anunciou que temas, como a seca, serão abordados durante os dias de evento.
"Este ano nós vamos ter também uma programação muito vasta de debates e de oficinas, que vão tratar justamente das mudanças climáticas e da resiliência dos agricultores familiares para enfrentar essa nova realidade, que é uma realidade onde o clima passa por grandes mudanças e que interfere diretamente na produção. Então, vamos discutir estratégias de como os agricultores familiares podem enfrentar esses momentos, principalmente um como este que nós estamos enfrentando agora, que é essa questão da seca", fala Tavares.

A feira será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O evento integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, uma iniciativa do Consórcio Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O deputado estadual Francisco Limma, destacou a importância do evento.
"A Feira da Agricultura Familiar é uma das estratégias de dar visibilidade aos programas, de nivelar informações, de abrir espaço para negócios entre produtores, empreendedores e consumidores, pequenos e médios empresários, além de fortalecer o associativismo e abrir espaço para a discussão sobre a importância da verticalização da produção, através da água, da indústria e da comercialização", comenta o deputado.

De forma paralela, ocorrerá o Encontro da Agricultura Familiar, Povos e Comunidades do Semiárido, que promoverá palestras e oficinas sobre o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”.