Seplan realiza seminário sobre projetos estruturantes e inteligência de Dados
O encontro reuniu líderes do setor público e especialistas para discutir os grandes projetosNesta sexta-feira, 19 de julho, a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa), promoveu o evento “Projetos Estruturantes e Inteligência de Dados no Piauí: Seminário de Alinhamento”. O encontro reuniu líderes do setor público e especialistas para discutir os grandes projetos de desenvolvimento em curso no estado.
“O seminário de alinhamento técnico tem como objetivo apresentar a um conjunto de servidores do estado, especialmente das áreas ligadas ao planejamento e investimentos, os principais projetos de desenvolvimento econômico do Piauí. O foco está no hidrogênio verde e no papel estruturador da economia piauiense no projeto intermodal do Vale do Parnaíba”, comenta o secretário de planejamento Washington Bonfim.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Durante o evento, foram apresentados dados dos últimos 20 anos sobre o desenvolvimento do Piauí, incluindo indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Produto Interno Bruto (PIB) e outros dados econômicos relevantes. Essa análise servirá como base para a discussão sobre o futuro do estado e a importância dos projetos estruturantes para impulsionar o crescimento econômico e social.
“A ideia é capacitar a mão de obra atual do estado, pensando estrategicamente no futuro com projetos de capacitação a longo prazo. A Secretaria de Educação (Seduc) por exemplo está trabalhando com a tecnologia voltada para a juventude e com a implementação de escolas de tempo integral, visando promover o crescimento e a participação ativa da sociedade nas ações do governo do Estado. Dessa forma, a população será incluída de maneira ativa no progresso do Piauí.”, explica a superintendente da CEPRO, Cíntia Bartz.

Um dos destaques do seminário foi a apresentação da transformação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro) da Seplan em um Centro de Inteligência em Economia e Planejamento Territorial. Esta iniciativa visa fortalecer a gestão pública por meio da análise de dados, promovendo a transparência e a eficiência na tomada de decisões estratégicas.
De acordo com o Secretário Washington Bonfim, o Centro de Inteligência irá substituir a CEPRO, que hoje é uma superintendência dentro da Seplan. “Iremos tratar de uma maneria mais tecnológica e mais moderna o serviço de dados que o Estado oferece, para as áreas internas e para a população, através da plataforma Dados PI.
O seminário começou com a palestra do Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, que abordou o tema “Desenvolvimento do Piauí: Trajetória e Momento Atual”. Em seguida, Victor Hugo, Diretor Presidente da Investe Piauí, apresentou “Piauí: Visão Geral dos Grandes Projetos Estruturantes”.
Raimundo Dias, Vice-Presidente de Logística da Investe Piauí, discutiu o “Intermodal do Vale do Parnaíba”, enquanto Ricardo Castelo, Vice-Presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, dialogou sobre “O Piauí como Líder em Energia Renovável: O HUB de Hidrogênio Verde”.
O encerramento contou com Joaquim Caieiro e Paulo Simões, professores do ISCSP – ULisboa, que falaram sobre “Novos Caminhos do Planejamento Estadual: Universidade de Lisboa e a Construção do Centro de Inteligência em Economia e Planejamento Territorial do Piauí”.