Vacina contra gripe é liberada ao público a partir de quarta-feira, em Teresina
A ampliação da oferta tem como objetivo reforçar a proteção coletiva contra o vírus da influenzaA Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que, a partir desta quarta-feira (21/05), a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população de Teresina a partir dos seis meses de idade. O imunizante poderá ser encontrado nas 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, além do ponto de vacinação localizado no Teresina Shopping – Edifício Garagem G3.

A ampliação da oferta tem como objetivo reforçar a proteção coletiva contra o vírus da influenza e evitar complicações mais graves da doença, como internações e mortes.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Esta oferta traz o benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período de maior circulação do vírus”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Mesmo com a liberação da vacina para toda a população, os grupos prioritários continuam sendo atendidos normalmente. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas já foram imunizadas em Teresina, o que corresponde a 29,18% do público-alvo — um índice ligeiramente acima da média nacional, que está em 28,17%, mas ainda considerado abaixo do ideal.
Entre os grupos prioritários estão gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, como problemas cardiorrespiratórios, diabetes, obesidade mórbida e imunossupressão.
A gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório e se propaga com facilidade. Em casos mais graves, pode levar à hospitalização. “A vacina é uma das principais medidas de saúde pública, pois reduz complicações, internações e mortalidade. Além disso, a imunização contribui para evitar a sobrecarga do SUS, especialmente durante os períodos de maior circulação do vírus”, acrescenta Emanuelle Dias.