Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Tijolo ecológico é a nova tendência na construção para reduzir impactos ambientais

Além de utilizar menos materiais da natureza, a produção do maquinário emite menos poluentes

Você já ouviu falar sobre tijolo ecológico? É sobre isso que você conhece mais no Conecta Eco. Uma empresa que anos atrás começou a trabalhar com o segmento de tijolo ecológico em Minas Gerais, mas recentemente se instalou no Piauí, vem transformando projetos na construção civil, trazendo mais sustentabilidade e menos impactos para o meio ambiente.

Se antes o Piauí já levantava a bandeira da sustentabilidade em pesquisas de hidrogênio verde, biodefensivos, energia solar, entre outros, agora o estado se destaca em ter um material sustentável capaz de ser utilizado em diversos projetos construtivos na construção civil.

Foto: Conecta PiauíTijolo ecológico
Tijolo ecológico

O empresário no ramo, Leonardo Pereira, comenta o processo de produção do material. Segundo Leonardo, o produto final tende a ser mais ecológico, já que traz menos impactos ao meio ambiente, além de o maquinário utilizado produzir menos poluentes.

"Tijolo ecológico, falando tecnicamente, é chamado de tijolo, solo e cimento, ou BTC. Nós encontramos um tipo de terra, fazemos a análise dessa terra por alguns procedimentos técnicos. Dado o ok, nós vamos para o processo produtivo que é feito por uma linha automatizada, que hoje é considerada a melhor linha do país de produção de tijolo ecológico. Ele já é sustentável desde a retirada da matéria-prima. Como eu falei anteriormente, ele necessita apenas de 10% de argila e o convencional de 80% a 90%, porque nós temos uma máquina que pensa com 12 toneladas de força, então ela não precisa dessa quantidade máxima de argila.

Foto: Conecta PiauíLeonardo Pereira, empresário
Leonardo Pereira, empresário

O tijolo ecológico é um material fabricado a partir de uma mistura de argila ou terra, cimento, resíduos industriais e fibra natural. É um método construtivo que utiliza menos recursos naturais e sua fabricação gera menos emissão de gases poluentes, porque não precisa ser queimado em fornos, como acontece com os tijolos convencionais.

"O tijolo ecológico é entre 15 e 25% mais caro que o valor do milheiro, porém no custo total da obra você consegue uma economia de até 40% comparado à mesma obra, uma casa de 100m² de tijolo convencional. Porque o tijolo ecológico não usa cimento entre um tijolo e outro. O acabamento: o tijolo ecológico é o próprio acabamento, então você deixa de rebocar, chapiscar, emboçar uma casa completa, mesmo que você queira, você consegue fazer esse reboco, esse gesso, porque a parede já é retilínea e você consegue uma economia do mesmo jeito."

Foto: Conecta PiauíTijolo ecológico
Tijolo ecológico

"Ele tem um duto ao qual nós passamos hidráulico e elétrica, não tem a necessidade de você levantar a parede, como convencional, quebrar, gerar entulho, gerar retrabalho e depois é descartado de forma errada em locais errados, então o nosso tijolo já tem por onde você passar hidráulico e elétrica, você reduz 90% o entulho, você reduz 80% o uso de cimento, você reduz 60% o uso de ferro, desde que você tenha o tijolo de qualidade em um projeto próprio para o tijolo ecológico, isso é muito importante frisar."

Leonardo Pereira, empresário do ramo de tijolo ecológico, destacou os benefícios desse material em obras, explicando que ele possui dutos internos que permitem a passagem de instalações hidráulicas e elétricas, eliminando a necessidade de levantar paredes, quebrá-las e gerar entulho, como ocorre no método convencional. Ele ressaltou que, com o uso do tijolo ecológico, é possível reduzir em 90% a geração de entulho, em 80% o consumo de cimento e em 60% o uso de ferro, desde que o tijolo seja de qualidade e utilizado em um projeto específico para esse tipo de material. Pereira enfatizou a importância de seguir um projeto adequado para maximizar os benefícios ambientais e econômicos do tijolo ecológico.

Confira a matéria completa:

Comente