Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Engenheiro explica como deixar as casas mais frias durante o B.R.O.BRÓ em Teresina

Para quem não tem condições de comprar um ar-condicionado, há algumas alternativas

Com a época mais quente do ano chegando, a população deve enfrentar um calor em torno dos 40°C, em quase todos os dias, na maioria das regiões do Piauí, principalmente em Teresina. O período apresenta mais riscos à saúde da população, devido à alta temperatura, e, por isso, é importante buscar alternativas para tornar o ambiente de moradia mais úmido e agradável.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíSol
Sol

Segundo especialistas, para quem não tem condições de comprar um ar-condicionado, há algumas alternativas que podem melhorar a temperatura do local e deixar mais frio. Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, cultivar mais plantas, trocar o piso por um material mais frio (como porcelanato), deixar o local mais limpo, evitar colocar muitos tapetes no chão e outras dicas. 

Em entrevista ao portal Conecta Piauí, o engenheiro Edson Montserrat, ao explicar o que tem facilitado o aumento da temperatura dentro das casas, disse que a busca pelo modernismo e modismo tem sido o que mais ajudou a deixar as moradias mais desagradáveis.  

“A modernidade e o modismo nos levou a essa situação de aquecimento no habitat de grandes aglomerações humanas. Observe as moradias antigas em nossa cidade, como em habitações de países pobres com características desérticas e você encontrará respostas simples. Nossas casas do século passado tinham pé-direito alto, tijolos de argila e fibra vegetal, pintura clara e circulação de ar”, pontuou o engenheiro.

“Em contraposição a isso, nós temos habitações, hoje, que mais parecem estufas. A adoção de fachadas de vidro, revestimentos cerâmicos em piso e paredes, revestimentos asfálticos ou de concreto, em áreas comuns, os desmatamentos em áreas de moradia, a vedação de passagens de ar e iluminação, os materiais de levantamento de estruturas e paredes, as pinturas com tintas escuras e acrílicas, etc… tudo isso é razão de elevação de temperatura ambiente”, completou.

Confira algumas dicas:

Segundo o engenheiro, a arborização em massa e pintura branca podem contribuir bastante para tornar o clima bem mais agradável.

“O que se poderia fazer, hoje, seriam arborização em massa, vegetação sobre as edificações, pintura branca, adoção de elementos construtivos que permitissem a circulação de ar, assim, como, a adoção de pés-direitos altos. Isso ajudaria para um maior conforto no ambiente residencial”, sugeriu o engenheiro.

Foto: Stefanny Sales/Conecta PiauíPôr do sol em Teresina
Pôr do sol em Teresina

Condicionar o ar manualmente - um ventilador ligado com uma garrafa d'água congelada em frente é uma maneira de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar de ar-condicionado. 

Cortinas fechadas - para não superaquecer a casa pode ser feito um bloqueio da luz do sol colocando cortinas nas janelas. É importante também usar cores leves, pois um preto, por exemplo, pode ajudar a aquecer mais. 

Papel filme para refletir a luz - outra opção seria investir em algum tipo de papel filme que possa refletir a luz solar e que possa ser colocado nas janelas ou telhado. 

Recipientes cheios de água - colocar alguns recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa também ajuda a deixar o local mais úmido. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, em cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.

Ao portal Conecta Piauí, o climatologista Werton Costa também deu algumas dicas para deixar o ambiente um pouco mais agradável.

“As pessoas, por exemplo, tem investido muito na arborização, atividade de plantar árvores em áreas urbanas, na utilização de grandes janelas, em espaços com climatizadores, umidificadores, no período do B.R.O. BRÓ”, destacou o climatologista.

Comente