Alepi aprova isenção de taxa de revalidação de diplomas a refugiados
Propostas foi aprovada no Plenário da Assembleia Legislativa do PiauíA proposta do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Limma (PT), de que refugiados tenham direito a isenção das taxas de revalidação de diplomas de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, nas universidades públicas estaduais, foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Limma afirma que seu projeto de lei visa facilitar a integração dos refugiados ao Brasil, que os altos custos de revalidação de diplomas é uma barreira. “Organizações e sistemas de proteção aos direitos humanos têm apontado o alto custo do processo de revalidação dos diplomas - cobrado nas universidades públicas - como um grave obstáculo ao acesso de refugiados ao mercado de trabalho”.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Deve-se levar em conta o aspecto humanitário e nesse sentido, a implantação de políticas públicas de integração com os refugiados têm a capacidade de agregar capital intelectual e ideias inovadoras aos locais onde eles se estabelecem”, finaliza o deputado.