Governador assina ordem de serviço para reforma do Instituto de Identificação
A ordem é para reforma e ampliação da sede do Instituto de Identificação Félix PachecoO governador Rafael Fonteles assinou, na manhã desta quarta-feira (21/02), a ordem de serviço para reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco na cidade de Teresina. A solenidade aconteceu na Rua Clodoaldo Freitas, 967, centro-norte.
O Instituto Félix Pacheco, órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), atua como emissor de documentos de caráter civil, documento de identidade (RG), certidão de profissão declarada, certificados digitais e outros, além de desenvolver estudos e pesquisas para aperfeiçoamento de processos de identificação civil humana.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que o projeto é de segurança pública atrelado com a política social.
“Aqui é um projeto se segurança pública conectado com a política social do Governo do Estado, que contribui para a revitalização do centro de Teresina, e no momento que se aproveita um prédio público que estava abandonado e é um prédio bem estruturado e agora vai ser revitalizado, pra ter essa sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, nossa meta é até 2026 ter o registro civil nesse padrão digital, de todos os cidadãos e cidadãs do estado do Piauí”, disse Rafael Fonteles.

Com a reforma, o prédio passará a contar com salas destinadas à Gerência de Ação Social, Gerência de Tecnologia da Informação, Gerência de Identificação e Gerência Administrativa. A revitalização também incluirá a construção de um auditório com capacidade para 60 pessoas, espaço para exposições de arte, área de convivência, guarita para vigilância e copa.
“Mas também aqui nesse prédio, nos andares de cima, uma parte do serviço da nossa superintendência de cidadania da Secretaria de Segurança Pública, especialmente voltado para o atendimento de grupos vulneráveis”, disse ainda o governador.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a necessidade de prevenir e de pensar nos grupos vulneráveis.

“Então, a gente percebeu que além da repressão de mais policiais na rua, há a necessidade de prevenir, de pensar os grupos vulneráveis, de pensarmos ações voltadas a prevenção. Então, esse prédio aqui no centro que estava abandonado, a gente está recuperando, e ele vai servi às unidades de prevenção, ao atendimento de grupos vulneráveis e, principalmente, dar mais comodidade a aqueles que precisam tirar sua carteira de identidade”, disse Chico Lucas.
Com o novo projeto, o instituto passará a contar com 10 novos kits de emissão, que serão capazes de atender aproximadamente 500 pessoas diariamente de forma simultânea, trazendo mais velocidade e otimizando o processo de emissão de carteiras de identidade.
O diretor-geral do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, falou dos benefícios da obra e como vai funcionar a sede.

“A obra que se inicia agora é uma obra que tem previsão de ser entregue em oito meses, nós pretendemos até o final do ano está inaugurando esse novo prédio sede com a capacidade maior de atendimentos, cerca de 500 pessoas/dia, poderão ser atendidas aqui neste posto de atendimento, e todos os outros serviços do Instituto de Identificação, estarão concentrados aqui”, disse Marcelo Mascarenha, diretor-geral do Instituto de Identificação.
As obras de reforma e ampliação do instituto têm orçamento no valor de R$ 3.432.595,06, contemplando uma área total de 2.043,30m².

