Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Veja quais deputados do Piauí assinaram a urgência para anistia do 8 de janeiro

Para que o projeto tramite com prioridade no plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas
Redação

Dos dez deputados federais eleitos pelo Piauí, apenas dois — Júlio Arcoverde e Átila Lira, ambos do Progressistas (PP) — assinaram até a noite desta sexta-feira (04/04) o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2.858/2022, que prevê anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

De acordo com o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da legenda na Câmara e principal articulador da proposta, o pedido de urgência já conta com 178 assinaturas. Para que o projeto tramite com prioridade no plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas.

O PL da anistia tornou-se uma das principais pautas da oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados, com apoio das bancadas do PL, União Brasil e Republicanos. No entanto, a proposta enfrenta resistência dentro da base governista e também por parte do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), que ainda não sinalizou se irá colocar o tema em votação.

Foto: ReproduçãoDeputados do Piauí assinaram a urgência para anistia do 8 de janeiro
Deputados do Piauí assinaram a urgência para anistia do 8 de janeiro

Enquanto a oposição pressiona e ameaça obstruir as votações até que o projeto seja apreciado, parlamentares governistas preferem priorizar pautas da agenda econômica, como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda.

A tentativa de acelerar a tramitação do projeto ocorre paralelamente ao avanço das investigações do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, juntamente com outros sete investigados. Os crimes atribuídos incluem tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

A baixa adesão da bancada piauiense ao requerimento pode indicar uma postura mais cautelosa ou contrária à proposta, diante da repercussão dos atos e da seriedade das acusações que ainda estão em apuração. O tema segue dividindo opiniões dentro e fora do Congresso.

Comente