Governo entrega ambulâncias de suporte avançado para hospitais estaduais do Piauí
Veículos serão usados para transporte seguro de pacientes entre unidades hospitalaresO governador Rafael Fonteles e o secretário da Saúde, Antonio Luiz, entregaram, nesta sexta-feira (23/05), uma frota de nove ambulâncias para hospitais da rede estadual. A solenidade será realizada na sede da Secretaria da Saúde (Sesapi), localizada na Av. Pedro Freitas, no Centro Administrativo, em Teresina.

Os veículos entregues são ambulâncias do tipo D, modelo voltado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e no transporte inter-hospitalar que requer cuidados médicos intensivos.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles destaca a importância das novas ambulâncias para a rede estadual de Saúde. “O estado do Piauí tem 36 hospitais geridos pelo governo estadual, uma das maiores redes do país. Essas nove ambulâncias de suporte avançado, ultramodernas, vão garantir o transporte seguro de pacientes entre hospitais de diferentes complexidades, respeitando a lógica da regulação. É mais uma qualificação do nosso atendimento, ligando unidades menores aos hospitais de referência em Picos, Floriano, Parnaíba e Teresina”, explica.

O secretário de Saúde, Antônio Luiz, detalha a distribuição das novas unidades. “São nove ambulâncias de suporte avançado, adequadas para transportar pacientes que necessitam de cuidados mais intensos. Elas serão entregues aos municípios de Barras, Avelino Lopes, Corrente, Esperantina, Canto do Buriti, Amarante, São Raimundo Nonato e Oeiras. Essas localidades agora terão mais segurança no transporte de pacientes”, afirma.

O deputado estadual Dr. Hélio esteve na solenidade e comenta a importância da nova estrutura para o atendimento em Saúde. “É muito importante ser parte do todo que está sendo feito no estado do Piauí, estruturando os hospitais regionais e fortalecendo a telemedicina, que aproxima o cidadão do médico especialista. Temos hospitais menores e maiores, e essa rede precisa estar interligada. Quando um paciente precisa ser transferido para uma unidade mais preparada, é fundamental contar com ambulâncias avançadas, que garantem segurança mesmo em casos graves. É uma ação essencial para qualificar o atendimento da saúde pública”, ressalta.

Tiago Vasconcelos, deputado estadual, também esteve no evento e destaca o impacto positivo da ação para os municípios. “É sempre importante investir na saúde, especialmente quando se consegue entregar essa quantidade de ambulâncias. É uma necessidade que ouvimos constantemente das lideranças dos municípios: ter veículos equipados e preparados para transportar os pacientes com segurança. O governo do estado tem feito investimentos importantes, regionalizando o atendimento e aproximando os serviços do cidadão. Fico muito feliz em ver que alguns dos municípios contemplados hoje são representados pelo nosso mandato na Assembleia Legislativa”, pontua.

As ambulâncias serão destinadas aos seguintes centros de saúde: Unidade Mista de Avelino Lopes (Avelino Lopes), Hospital João Pacheco Cavalcante (Corrente), Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (Esperantina), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Estadual Júlio Borges de Macêdo (Curimatá), Hospital Estadual Domingos Chaves (Canto do Buriti), Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante), Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato) e Hospital Regional Leônidas Melo (Barras).