Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

HEDA recebe equipe do Ministério da Saúde para alinhar Mais Médicos Especialistas

Programa fortalece regionalização da saúde e garante assistência qualificada
Redação

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, recebeu visita técnica da representante do Ministério da Saúde, Cassandra Costa, para alinhamento do Programa Mais Médicos Especialistas. A iniciativa do Governo Federal busca ampliar o acesso a atendimentos especializados em municípios mais distantes dos grandes centros. A agenda contou também com a participação de representantes da Prefeitura de Parnaíba.

Com a adesão do HEDA, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a população de Parnaíba e das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais passa a contar com maior agilidade nos atendimentos, reduzindo a necessidade de deslocamentos para Teresina e garantindo um cuidado mais completo e humanizado.

Segundo a diretora-geral do hospital, Waldineide França, o programa representa um avanço concreto para a regionalização da saúde: “O Programa Mais Médicos Especialistas permite que a população tenha acesso a atendimentos especializados mais próximos de casa, com qualidade, humanização e eficiência”, destacou.

Para ter acesso aos atendimentos, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para obter encaminhamento médico. A equipe da UBS entra em contato com a Central de Regulação da Prefeitura de Parnaíba, que realiza o agendamento e direciona para o ambulatório do HEDA, localizado na Central de Diagnóstico de Parnaíba, em frente ao hospital.

O diretor técnico do HEDA, Dr. Carlos Teixeira, reforçou a importância da iniciativa: “Essa adesão fortalece a rede de atenção especializada, garante mais resolutividade aos atendimentos e reafirma o compromisso do HEDA com uma assistência qualificada e humanizada para a população”, avaliou.

A visita técnica reforça a integração entre os entes federais, estaduais e municipais, consolidando o HEDA como referência na oferta de serviços especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirmando o compromisso com o fortalecimento da rede e a qualificação contínua dos serviços ofertados.