Hospital Getúlio Vargas passa a oferecer tratamento oncológico completo
Unacon atenderá casos de câncer de mama, pulmão, próstata e outros tiposO governador Rafael Fonteles inaugura, nesta segunda-feira (19), às 7h, a nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. A obra, realizada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sefaz), faz parte de uma ampla reforma na estrutura do hospital, com investimento de R$ 1.355.047 e um investimento em equipamentos no valor de R$ 1.100.000, totalizando 2,4 milhões.

A Unacon foi instalada em dois blocos distintos, o de Manipulação e o de Aplicação de Quimioterápicos. O primeiro conta com farmácia de manipulação, setor de controle de qualidade, copa, vestiários e banheiros. Já o bloco de Aplicação reúne ala de tratamento, posto de enfermagem, consultório médico, sala de emergência, área de espera, setor de registro e banheiros.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O governador Rafael Fonteles destaca a expansão do tratamento oncológico no Piauí. "Na verdade a gente tinha feito esse desafio ao secretário de Saúde do estado, Antônio Luiz, e todo seu time, para termos o tratamento do câncer nos hospitais estaduais, começando, é claro, pelo HGV. Teremos ainda esse ano nos hospitais estaduais de Paraníba, Picos e Floriano. E aqui nós teremos o tratamento para alguns tipos de câncer: pulmão, câncer de colo do útero, de reto, o câncer de mama, de próstata, de esôfago e vamos ampliando os tipos com o decorrer do tempo", explica.

O secretário de Saúde, Antônio Luiz, detalha a estrutura e os objetivos do novo centro oncológico. "Bom, aqui é um centro de tratamento de quimioterapia que também, junto com o HGV global, fará cirurgias também oncológicas. São 14 leitos para fazer por dia 40 quimioterapias e são os cânceres mais prevalentes. É o câncer de colo de útero, é o câncer de próstata, é o câncer de pulmão. Então são cânceres que são mais prevalentes e que vão auxiliar a reduzir a fila para o HU, para o São Marcos ou para a Parnaíba. Então é o governo do estado colocando o centro de tratamento de câncer em hospital público. É o primeiro hospital estadual público que vai ter tratamento. Agora, a função nossa é levar também esse mesmo serviço. Para Picos e para Floriano até o final deste ano", explica.

O superintendente da Sesapi, Dirceu Campelo, ressalta a importância do novo centro oncológico. "Olha, aqui esse espaço que o governador inaugurou aqui hoje nessa data, ele vai atender as principais patologias dentro da oncologia, então tumores de mama, tumor de pulmão, próstata, colo do útero, colo intestinal e reto, além de que são as patologias mais prevalentes, que mais acontece na população, com esse instrumento iremos garantir o diagnóstico precoce e o tratamento precoce, o tratamento cirúrgico e o tratamento quimioterápico", elucida.
