Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí inaugura novo Instituto de DNA Forense com investimento de R$ 4,1 milhões

Estrutura moderna atende padrões nacionais e fortalece o trabalho da segurança pública
Redação

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (14/11), o novo Instituto de DNA Forense do Piauí (IDNA-PI) – Perito Criminal Raimundo Jorge de Andrade Júnior. A solenidade acontece na unidade, localizada na Rua Francisca de Melo Lobo, bairro Saci, zona sul de Teresina.

Representando um marco para a perícia criminal piauiense, o novo prédio conta com um investimento superior a R$ 4,1 milhões e foi projetado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) para atender às demandas mais complexas da investigação científica, com infraestrutura moderna e equipamentos de última geração.

Com área construída de 546,45 m², a sede é contempla ambientes amplos e integrados, como recepção, cartório, sala de laudos, setor administrativo, Banco Estadual de Perfis Genéticos (BEPG), Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), salas de custódia, repouso masculino e feminino, copa e depósito de materiais. Além disso, atende integralmente às normas de acessibilidade e segurança, incluindo medidas de combate a incêndio.

Durante a inauguração do novo instituto, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do investimento tecnológico para o fortalecimento das investigações científicas no estado. “Sem dúvida o investimento em tecnologia é fundamental para a segurança pública funcionar bem. Aqui é mais um exemplo, um investimento de mais de 4 milhões de reais para o novo Instituto DNA Forensico do Piauí, com equipamentos modernos, bastante resolutivo para elucidar e comprovar a autoria de crimes, para garantir que o criminoso seja não apenas preso, mas condenado e cumpra a pena devida”, afirma.

Ao comentar o papel do novo Instituto de DNA Forense, o secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou o impacto direto da modernização estrutural e tecnológica na produção de provas qualificadas e no avanço das investigações criminais.

“O Instituto DNA é fundamental para essa elucidação, principalmente para a produção de prova qualificada para a investigação criminal. Nós já tínhamos um prédio, mas agora temos uma estrutura melhor, com mais equipamentos, e vamos continuar enriquecendo os institutos. Estamos na fase de análises da Operação Carbono Oculto e usando todos os recursos tecnológicos disponíveis, como o supercomputador adquirido no ano passado. Sobre a discussão da PL do crime, não podemos misturar Orcrim com terrorismo, pois são conceitos distintos e há um contrassenso na defesa dessa proposta”, explica.

Durante a solenidade, o diretor Antônio Nunes detalhou os avanços técnicos e estruturais proporcionados pela nova sede, destacando que o laboratório passa a operar com padrões superiores de qualidade. “Esses exames começaram a ser realizados no final de 2019, mas em um prédio adaptado. Agora, temos uma estrutura nova dentro das especificações da CNASP, com fluxos adequados e novos equipamentos. Duplicamos a capacidade de alguns exames, ampliamos procedimentos e seguimos rigorosamente o que o Ministério da Justiça preconiza. Este prédio representa uma gama de avanços para o trabalho pericial”, esclarece.

A gestora do instituto, Adilana Soares, reforçou que a nova sede moderniza o processo de análise genética e garante mais precisão e agilidade na elucidação de crimes no Piauí. “É uma sede mais moderna, capacitada e com qualidade para garantir todo o fluxo necessário até o perfil genético final. Isso permite delimitar autoria, construir a dinâmica criminal solicitada pela autoridade policial e entregar um laudo robusto. Todo o laboratório está alinhado ao sistema de gestão da qualidade para promover justiça com segurança e eficiência”, conclui.