Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é afastado após operação da PF

Os detalhes sobre o funcionamento exato da fraude ainda não foram divulgados
Conecta Brasil

Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrada nesta quarta-feira (23/04), resultou no afastamento de Alessandro Stefanutto da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação apura um esquema de irregularidades na concessão de benefícios a aposentados e pensionistas.

Stefanutto, servidor de carreira do INSS desde o ano 2000 e filiado ao PSB, foi indicado ao cargo pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ele também é alvo de mandados de busca. O atual presidente substituiu Glauco Wamburg, que deixou o comando do órgão em 2023, após denúncias de uso indevido de passagens e diárias pagas com recursos públicos.

Foto: ReproduçãoPresidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é afastado após operação da PF
Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, é afastado após operação da PF

Além de Stefanutto, o procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, também foi afastado de suas funções. No total, a ação da PF resultou no afastamento de seis servidores públicos.

De acordo com as investigações, o suposto esquema fraudulento teve origem em entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estariam realizando descontos indevidos diretamente nos benefícios previdenciários, sob a justificativa de cobrança de mensalidades associativas. Os detalhes sobre o funcionamento exato da fraude ainda não foram divulgados.

Comente