Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

CBF lamenta a morte de Fernando Pires, primeiro treinador da Seleção Feminina

Ex-técnico liderou a Seleção Brasileira de Futebol Feminino no primeiro Campeonato Mundial Oficial

A Confederação Brasileira de Futebol lamenta o falecimento de Fernando Pires aos 73 anos. Ele foi o primeiro técnico a liderar a Seleção Feminina Brasileira em uma competição oficial, na Copa do Mundo de 1991, realizada em Guangdong, na China.

No Mundial, o Brasil foi eliminado na fase de grupos. No Grupo F, a equipe terminou em terceiro lugar, acumulando apenas dois pontos - uma vitória sobre o Japão (1 a 0) e derrotas para os Estados Unidos (5 a 0) e a Suécia (2 a 0). Grandes nomes do futebol brasileiro como Pretinha, Roseli e Márcia Taffarel fizeram parte da equipe sob seu comando.

Foto: CBFFernando comandou a Seleção na Copa do Mundo em 1991
Fernando comandou a Seleção na Copa do Mundo em 1991

Antes de se dedicar à Seleção Feminina, Fernando teve uma carreira como jogador profissional, defendendo renomados clubes do futebol brasileiro, como Portuguesa-RJ, Flamengo, Fluminense e Figueirense, além de experiências internacionais em Portugal. Depois migrou para exercer o papel de treinador de times nacionais e internacionais.

Em 2012, foi nomeado segundo secretário da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Em seguida, desempenhou os cargos de Diretor Sócio-Cultural e Diretor Financeiro da ABTF, até chegar à presidência em 2019, posição que ocupou até seu falecimento.

Foto: CBFPretinha, Roseli e Márcia Taffarel fizeram parte do elenco
Pretinha, Roseli e Márcia Taffarel fizeram parte do elenco

Comente