Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Família de atleta que teve passagem cancelada por Prefeitura de Teresina lamenta

'Chorei muito'; desabafa atleta que perdeu torneio internacional na Ásia por erro do órgão municipal

Os jovens lutadores Arthur Lima e João Henrique ficaram impedidos de viajar para o 9th Junior World Wushu Championship, campeonato mundial júnior de Kung Fu, que aconteceu em Brunei no último domingo (22/09). As passagens para o local da competição seriam cedidas pela Prefeitura Municipal de Teresina, mas os atletas foram informados um dia antes do embarque que os bilhetes estavam cancelados, sendo que a promessa teria sido feita em abril deste ano. 

O Presidente da Federação de Kung Fu do Piauí, Aridiego Pereira, revelou que a promessa foi feita pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) em 12 de abril deste ano, mas que o email de cancelamento das passagens só chegou na última quinta-feira (19/09).

"Fomos garantidos que teríamos as passagens para ir. Então a partir daí passamos a gerar expectativas. Aí já começou trabalho de academia própria, Personal, nutricionista, psicólogo, tudo isso. E aí tivemos um gasto, com fardamento, visto, hospedagem, etc. Então a gente desembolsou para a WF R$ 14.900", falou o presidente.

Foto: Joseph Silva/Conecta PiauíAridiego Pereira, Presidente da Federação de Kung Fu
Aridiego Pereira, Presidente da Federação de Kung Fu

A frustração dos atletas e da Federação de Kung Fu é que em nenhum momento a Prefeitura informou sobre essa restrição e que deixaram para informar dois antes da competição. Os prejuízos com investimentos ao longo dos meses é cerca de 30 mil reais, onde as famílias de ambos os atletas tiveram que realizar empréstimos para poder arcar com gastos necessários para a viagem dos competidores.

Arthur Lima tem 14 anos e teve que perder 5 quilos para poder competir. Ele é o atual Campeão Brasileiro na categoria 42 Kg. A notícia pegou Arthur Lima de surpresa, o que causou um forte abalo emocional no jovem atleta.

"Foi uma notícia muito triste, que me abalou muito, muito mesmo. Fiquei muito triste. Chegou a informação que o professor contou pro meu irmão, aí meu irmão nem tava em casa. Eu só vim saber quando ele chegou, aí quando ele me contou chorei muito. A minha família até hoje tá abalada, até hoje, tá muito triste", desabafou Arthur.

Foto: Joseph Silva/Conecta PiauíArthur Lima, Campeão Brasileiro de Kung Fu 42 Kg
Arthur Lima, Campeão Brasileiro de Kung Fu 42 Kg

João Henrique tem 17 anos e é o atual Campeão Brasileiro na categoria 60 Kg. Os atletas chegaram a fazer rifas em sinal de trânsito para arcar com parte das despesas. Com a falta dos atletas, o Brasil deixou de ter os dois atuais campeões, os melhores nas categorias, representando a nação em uma competição internacional.

A família agora busca amenizar os prejuízos causados pelo cancelamento das passagens. Cristiane Carvalho, mãe de Arthur, falou com revolta do cancelamento das passagens e como pensa em reaver os gastos.

"E os gastos que foram feitos, aí é só, como dizem, só chorar e tentar reverter essa situação. É isso que a gente vai tentar. A gente já fez um empréstimo, tem que fazer outro para pagar, porque agora infelizmente não tem condição", fala.

Foto: Joseph Silva/Conecta PiauíCristiane Carvalho, mãe de Arthur Lima
Cristiane Carvalho, mãe de Arthur Lima

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) não quis gravar entrevista com o Conecta Esportes, apenas informou por meio de nota que "a decisão se baseia em restrições estabelecidas no ano eleitoral, conforme interpretação do Art. 73, §10 da Lei nº 9.504/97, que veda determinados atos durante este período".

Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) informa que não foi possível atender à solicitação de passagens aéreas e ajuda de custo para a participação de atletas e dirigentes da Federação de Kung Fu Wushu do Piauí em evento internacional.

A decisão se baseia em restrições estabelecidas no ano eleitoral, conforme interpretação do Art. 73, §10 da Lei nº 9.504/97, que veda determinados atos durante este período. O parecer jurídico Nº 317/2024 da Procuradoria Administrativa do Município de Teresina reforça a necessidade de cumprimento rigoroso da legislação eleitoral vigente.

A SEMEL reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normas legais, garantindo que todas as suas ações estejam de acordo com as exigências legais.

Confira a reportagem completa:
 

Comente