Flamengo se irrita com expulsões de Gonzalo Plata e deve aplicar punição ao atleta
Equatoriano recebeu o terceiro cartão vermelho em menos de dois meses; diretoria convoca reuniãoO Flamengo vive um momento delicado com as frequentes expulsões do atacante Gonzalo Plata. Nesta quarta-feira (5 de novembro), durante o empate por 2 a 2 diante do São Paulo FC, pela 32ª rodada do Brasileirão, o equatoriano foi expulso aos 21 minutos do segundo tempo após entrada no zagueiro Arboleda, o que complicou o Rubro Negro, que precisava da vitória para a caça ao Palmeiras na liderança do Brasileiro.
Esta foi a terceira expulsão de Plata em menos de dois meses, antes o equatoriano havia recebido cartão vermelho na partida de volta da semifinal da Copa Conmebol Libertadores frente ao Racing, e em mais uma partida anterior da competição sul-americana.
Nos bastidores, a diretoria do Flamengo, liderada pelo diretor de futebol José Boto, já manifestou incômodo com a sequência de indisciplina. O clube decidiu impor punição ao atleta — com multa e reunião para que ele apresente explicações. Internamente, o lance mais recente foi considerado um “erro juvenil”, mas o acúmulo das infrações vem sendo tratado como problema de atitude.
Como consequência da expulsão contra o São Paulo, o Flamengo chegou ao seu terceiro jogo seguido com um atleta expulso, indicando que não se trata de caso isolado mas de uma crise disciplinar que afeta o desempenho da equipe. Para complicar, o vermelho de Plata deixou o time com dez jogadores no momento em que tinha vantagem no placar. O técnico Filipe Luís comentou que, embora o jogador tivesse se esforçado, “erros individuais podem custar caro na luta pelo título”, explicou o treinador.
Diante deste cenário, o Flamengo terá que trabalhar não somente na recuperação de pontos perdidos, mas também na retomada de estabilidade emocional e disciplinar do jogador, e claro da equipe, com temas que, segundo o clube, serão prioridade nos próximos dias. No Brasileiro, a equipe ocupa ainda a segunda colocação com 63 pontos. Hoje, o Alviverde paulista encara o Santos, e caso vença, pode subir ainda mais na ponta da tabela.