Chico Lucas aposta em tecnologia e penas mais rígidas para frear o crime no Piauí
Secretário comenta sobre os investimentos que vêm sendo feitos e desafios no combate ao crimeO Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, concedeu uma entrevista ao Conecta Podcast, onde abordou as estratégias adotadas pelo governo estadual para combater a criminalidade. Entre os principais pontos, ele destacou o investimento em tecnologia, a análise de dados para prevenção e elucidação de crimes e a importância do endurecimento penal para reduzir a reincidência de criminosos violentos.

Chico Lucas ressaltou que a segurança pública envolve tanto a prevenção quanto a resolução de crimes, o que exige um alto nível de análise de informações.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
"Não há como se aperfeiçoar o processo policial sem investimento em tecnologia. Tanto que o governador autorizou e recentemente compramos um supercomputador, que será lançado em breve. Com ele, vamos processar dados do 190, boletins de ocorrência e imagens de câmeras de segurança para mapear e prevenir crimes em cidades como Teresina e Parnaíba, expandindo posteriormente para outros municípios", explicou.
O secretário também destacou que os dados têm sido fundamentais para compreender padrões criminais e traçar estratégias de combate. Segundo ele, os roubos e furtos são os crimes mais comuns, motivados, em parte, pelo comércio ilegal de produtos roubados. "Percebemos que esse fenômeno acontece porque existe um mercado de receptação, muitas vezes concentrado em feiras populares. Nosso trabalho tem sido atacar esse ponto sem estigmatizar esses locais", afirmou.

O furto de motocicletas é outro problema relevante, e a Secretaria estuda medidas para permitir o rastreamento desses veículos, especialmente para entregadores. Já no caso dos homicídios, os dados indicam que muitas vítimas têm histórico criminal, o que pode estar relacionado a disputas entre facções. "Nosso objetivo é entender melhor esse fenômeno e evitar novas mortes", pontuou.
Outro ponto abordado por Chico Lucas foi a importância da manutenção do encarceramento de criminosos violentos para garantir maior segurança à população.
"A reincidência é um problema grave. Sempre que prendemos um homicida, ele já foi preso antes. Por isso, temos conversado com o Tribunal de Justiça para garantir que esses criminosos cumpram suas penas. Hoje, temos 12 mil piauienses que já foram presos por crimes violentos, mas apenas 8 mil estão encarcerados. Os outros 4 mil estão cumprindo medidas cautelares ou foragidos. Se conseguirmos manter esses indivíduos presos após um julgamento justo, traremos mais paz à sociedade", concluiu.
A entrevista completa pode ser assistida na íntegra abaixo: