Júnior Santos

Câmara diz não ter sido informada sobre viagem de Alexandre Ramagem ao exterior

Parlamentar teria viajado aos Estados Unidos mesmo estando impedido de sair do Brasil

A Câmara dos Deputados afirmou nesta quinta-feira (20) que não recebeu qualquer comunicação oficial sobre a saída do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) do país. A manifestação ocorreu após o site PlatôBR divulgar que o parlamentar estaria em Miami, nos Estados Unidos, e publicar imagens dele entrando em um condomínio na cidade norte-americana.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão no processo sobre a trama golpista de 8 de janeiro e atualmente recorre em liberdade. Durante a investigação, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou que ele fosse proibido de deixar o Brasil e entregasse todos os seus passaportes, nacionais e estrangeiros.

De acordo com a Câmara, a presidência da Casa, atualmente sob comando do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), não recebeu qualquer pedido de afastamento do território nacional e tampouco autorizou missão oficial do parlamentar no exterior.

A assessoria da Câmara também informou que Alexandre Ramagem apresentou atestados médicos para os períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro, o que justificaria sua ausência das atividades legislativas nesse intervalo.

O caso deve gerar desdobramentos, já que o parlamentar estava legalmente impedido de viajar e o Supremo pode ser acionado para apurar eventual descumprimento de medidas impostas durante o processo penal.

Leia também