Conselheiro do CNJ Marcelo Terto é homenageado com Mérito Eleitoral no TRE
Marcelo também será homenageado na Alepi. Condecoração foi articulada pelo advogado Carlos Júnior
O conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Terto e Silva, será homenageado com duas importantes condecorações durante eventos distintos realizados em Teresina, capital do Piauí. As iniciativas foram articuladas pelo advogado Carlos Júnior e ocorrerão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi).
"É uma reconexão com minha terra, com minhas origens, não é o fato de ganharmos o Brasil, representarmos a advocacia do Conselho Nacional de Justiça que nos realiza plenamente. É o reencontro com a terra, com as nossas raízes e receber o reconhecimento dos nossos, do nosso povo, do Piauí, da Justiça do Piauí, em especial da Justiça Eleitoral, é motivo de muita alegria e honra e responsabilidade também pra representarmos bem o povo piauiense", afirmou.
A primeira cerimônia está marcada para esta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, às 11h30, no plenário do TRE-PI. Na ocasião, Terto receberá a Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Piauí – Desembargador José Vidal de Freitas – Grau Ouro, uma das mais altas distinções concedidas pela Corte Eleitoral piauiense.
"Bom, é uma alegria muito grande para o estado do Piauí, ter o doutor Marcelo Terto, hoje lá no Conselho Nacional de Justiça. Ele tem uma trajetória brilhante, é terezinense, saiu daqui para fazer concurso para procurador do estado de Goiás, lá se torna o procurador do estado de Goiás, presidente da associação dos procuradores estaduais, depois presidente da associação nacional, conselheiro federal da OAB do Goiás, depois membro do Conselho Nacional de Justiça e foi agora, foi reconduzido uma data de mais de dois anos, então é um motivo de muita honra, de muita alegria para nós Piauíenses, temos lá em Brasília um grande Piauíense que é o conselheiro Marcelo Terto", disse o presidente Sebastião.
Além da homenagem no TRE-PI, o conselheiro também será agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo “Ministro Evandro Lins e Silva”, entregue pela Alepi.
"Primeiro as homenagens têm que ser merecidas. O Conselheiro Marcelo Terto, além de ter nascido no Piauí, ele tem um trabalho especialíssimo feito, esteve aqui várias vezes, andou no interior do Estado [...] Amparou na advocacia, amparou na sociedade e as homenagens aqui, hora outorgada pelo TRE na pessoa do presidente Sebastião Martins, ela é merecida. Nós devemos, sim, enaltecer o nome do Marcelo Terto porque é um cidadão que deve o nosso respeito pelo trabalho que tem feito pelo Estado do Piauí", disse Carlos Júnior.
Marcelo Terto e Silva é natural de Teresina e atua como advogado. Foi nomeado para o CNJ em fevereiro de 2025, assumindo também a função de ouvidor do órgão.