Osvaldo da Abelha Branca é eleito prefeito de Paulistana com 60,59% dos votos
Com uma vitória expressiva, Osvaldo agora assume a gestão municipalNa noite deste domingo (06/10), o candidato Osvaldo da Abelha Branca foi eleito prefeito de Paulistana com 60,59% dos votos válidos, com um total de 8.461 votos. Ele derrotou o atual prefeito Joaquim da Farmácia (PSD), conquistou 37,17% dos votos válidos, o que representa 5.191 votos
Teve sua infância e adolescência junto com seus pais, trabalhando na roça com mais três irmãos. Foi alfabetizado por seu avô, José Tomaz da Costa. Um fato marcante foi durante a seca de 1993, com 7 anos de idade, quando teve que trabalhar numa frente emergencial.
Mesmo não tendo força suficiente, ajudava a carregar as ferramentas de trabalho e as cabaças d’água para a família, que recebia um valor para o sustento após sua mãe ter sua irmã caçula em um parto complicado e de difícil recuperação na saúde. Seu pai teve que dedicar-se aos cuidados da irmã, e por isso ele só foi à escola um dia naquele ano. Além disso, a alimentação era escassa, comendo apenas uma sopa de macarrão e a água vinha de caminhões-pipa com uma cor verde e mal cheiro e mal gosto, vindo de onde hoje fica embaixo da represa da Barragem Pedra Redonda, próximo a um curtume de pele de animais.
Histórico
Em 2009, passou no concurso de Agente Comunitário de Saúde no município de Paulistana e passou a residir na Comunidade Abelha Branca, atuando na agricultura, no serviço público, na Igreja e na Sociedade Civil Organizada.
Em 2010, foi candidato a vereador e obteve 316 votos. No ano seguinte, em 2011, nasceram seus dois filhos: Hermeto Coelho da Costa, em 06/01/2010, e Higo Matheus Coelho da Costa, em 18/02/2022.
Em 2013, a FIOCRUZ acompanhou um dia de seu trabalho de ACS devido ao desempenho alcançado com as famílias nos cuidados e tratamento da água das cisternas. Além disso, iniciou o Programa Cidadania Ativa na Rádio Ingazeira AM, com o objetivo de construir uma sociedade ativa e participativa, tratando de todos os assuntos de interesse da população.
Em 2014, foi reeleito presidente da Associação da Abelha Branca, com o objetivo de ser mais eficiente nas cobranças em relação ao Programa Luz Para Todos. Realizou manifestações e parcerias com canais de Comunicação, como o Professor Orlando Berti, professor da UESPI e doutor em comunicação, TV Clube e TV Globo, mostrando a problemática da região de Paulistana.
Entre 2017 e 2018, implantou, com a ajuda do empresário Roquino Russo, a revitalização do cultivo da palma em 22 projetos nas Associações de Paulistana, o que possibilitou o êxito e a revitalização do cultivo da palma na região, inclusive em associações que estavam em processo de destituição.
Em 2019, buscou parceria com a EMBRAPA Algodão e a APASPI para a revitalização do cultivo do algodão em sistema agroecológico com certificação orgânica, exportando para a França.
Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, utilizou seu salário como vereador para comprar cestas básicas para famílias que ficaram sem fonte de renda durante os dois meses de isolamento antes dos auxílios emergenciais. Foi reeleito vereador em 5º lugar, com 805 votos.
Em 2021, revitalizou a Associação APROPRIA e o funcionamento da usina de Algodão. Foi eleito presidente da Câmara de Paulistana, onde reorganizou e modernizou os trabalhos do poder legislativo, com transmissões ao vivo no canal do YouTube próprio da Câmara e na rádio local.
Em 2022, fundou o Pod Cast "Cidadania do Amanhã", transmitido ao vivo no YouTube, Facebook e pelo programa "Cidadania Ativa" na Rádio Ingazeira AM. Concluiu o curso Superior Bacharel em Administração pela UESPI.
Em 2023, sua população e partidos políticos especulam seu nome para Prefeito de Paulistana para as eleições de 2024. Osvaldo tem mostrado competência, coerência e a capacidade de fazer política de forma diferente, mantendo postura ética, valores e princípios morais e familiares