Alepi aprova proposta para integrar região de Araripina a Marcolândia
Requerimento do deputado Tiago Vasconcelos visa estudar a viabilidade da integração territorial.
Na sessão plenária desta terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um requerimento do deputado Tiago Vasconcelos (MDB) solicitando à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Instituto de Terras do Piauí (Interpi) a realização de um estudo para avaliar a viabilidade de desmembrar uma comunidade de Araripina, em Pernambuco, e integrá-la a Marcolândia, no Piauí.
O parlamentar justificou o pedido destacando que os moradores de Vila Serrânia já recebem atendimento da prefeitura de Marcolândia. A proposta visa resolver questões de limites territoriais, prevenir conflitos sociais, melhorar a distribuição de serviços públicos e tornar a carga tributária mais justa. Vasconcelos também argumentou sobre a importância de manter uma cartografia territorial atualizada.
O deputado ainda solicitou a instalação de uma delegacia da Polícia Civil em Marcolândia, pois, atualmente, a cidade depende da delegacia de Simões. Ele enfatizou a necessidade de maior segurança, especialmente por ser uma cidade fronteiriça e registrar recentemente episódios violentos. Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.
Outras proposições apresentadas durante a sessão incluíram a solicitação do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) para a instalação de videomonitoramento em Floriano e o pedido de Henrique Pires (MDB) à UFPI para informações sobre a segurança da biblioteca da instituição. A deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) também teve aprovado seu requerimento para limpeza de áreas na Vila Irmã Dulce, em Teresina.
Além disso, Kalume apresentou três novos projetos de lei, entre eles o que torna os Festejos de Nossa Senhora da Guia, em Floriano, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.