Castro Neto destina R$ 500 mil a abrigos e entidades sociais em Teresina
Cinco instituições que acolhem idosos e pessoas em situação de rua serão beneficiadas
No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta (1), o deputado federal Castro Neto (PSD) anunciou a destinação de emenda no valor de R$ 500 mil distribuídos entre cinco entidades que abrigam pessoas da terceira idade e em situação de rua em Teresina. Ao todo, estão sendo beneficiados 228 acolhidos.
As instituições contempladas com a ação parlamentar foram: Abrigo São Lucas, Casa Frederico Ozanam, Lar das Flores de Maria, Lar de Santana (Asa) e Pastoral Povo de Rua (Abespa). Com previsão de crédito em conta, ainda neste mês, os recursos foram destinados para custeio de despesas como energia e água, pagamento de funcionários, compra de fraldas, alimentação, entre outros.
Fundada há 13 anos, a entidade filantrópica Lar Flores de Maria, na zona Leste de Teresina, acolhe 16 mulheres da terceira idade em estado de vulnerabilidade social. Com o apoio de 15 colaboradores, a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) utiliza cerca de mil fraldas por semana. “Destinaremos os recursos para custeio da sede. É uma iniciativa importante que nos ajuda a atender melhor as idosas, potencializando o serviço já executado pela equipe, além de ser um incentivo aos nossos voluntários e técnicos a continuarem nessa missão”, disse Fabiane Lima Moreira.
Atualmente, com suporte a 58 pessoas da terceira idade, o Abrigo São Lucas é a entidade que mais possui idosos acolhidos no Piauí. Ao todo, são 34 profissionais que atendem em diversas especialidades, como médico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. “Somos a maior ILPI do estado e necessitamos constantemente de doações. É um recurso que será de grande valia para manter as despesas de custeio, pagamento de pessoal e adquirir proteínas para os idosos”, afirma Liliane Costa, coordenadora do abrigo.
Membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, o deputado federal Castro Neto, reforça a continuidade das ações em apoio ao público de terceira idade. “No ano passado, destinamos mais meio milhão para abrigos de idosos na capital e, recentemente, apresentei um Projeto de Lei, que caminha para virar realidade, em breve, que aumenta em um terço da pena para quem cometer crime de homicídio contra o cidadão acima de 60 anos. A luta no Congresso em favor dessa parcela da população é a nossa principal bandeira”, garante.
Os recursos foram destinados via Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).