CPI do Rombo investiga compra de terrenos por R$ 80 milhões na gestão de Pessoa
Coluna apurou o nome do técnicos que serão ouvidos nesta quarta-feira na Câmara Municipal
Nesta quarta-feira (08) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Déficit Bilionário, a chamada CPI do Rombo, vai ouvir dois técnicos da Prefeitura Municipal de Teresina. Segundo o vereador Dudu Borges (PT), presidente da CPI, o objetivo é entender os critérios usados na compra de terrenos com mais de R$ 80 milhões oriundos de empréstimos realizados na gestão de Dr. Pessoa.
"A Prefeitura sobre a questão da compra de terras adquiridas com os financiamentos, com os empréstimos feitos pela Prefeitura, que somam mais de 80 milhões. Nós queremos ouvir deles quais foram os critérios, quais foram os parâmetros que eles usaram para fazer essas avaliações. Já que nós acompanhamos aqui em todos os processos de aquisição de terras, só existe um processo que tem uma avaliação externa, que é a da compra da casa da mulher. O restante, nenhum tem uma avaliação externa. Todos foram avaliados por esses dois técnicos", explicou Dudu ao Conecta Piauí.
A coluna apurou que a CPI do Rombo vai ouvir Benedito Machado de Araújo filho, técnico agrimensor, responsável pela medição das terras e o engenheiro civil José Alberto Rodrigues Guimarães. Dos processos, somente o de compra da terra para a construção do Hospital da Mulher consta com a avaliação externa, apurou a CPI do Rombo.
"E essas terras, todas que foram adquiridas, que o povo de Teresina está pagando uma conta muito alta, a juros altíssimos, estão subutilizadas. E estão todos mobilizados. Nenhuma dessas aquisições estão tendo obras avançadas. O Hospital da Mulher, inclusive, está mudando o objeto de Hospital da Mulher para uma policlínica", destacou.
A Comissão Parlamentar de Inquérito do Déficit Bilionário instaurada pela Câmara Municipal de Teresina investiga uma dívida que ultrapassa os 3 bilhões de reais da Prefeitura de Teresina que se acumulou ao longo das gestões.