Painel Político

'CPI do Rombo': relatório final deve ser votado na Câmara nesta quarta-feira

Comissão também apura critérios usados na compra de terrenos na gestão de Pessoa com empréstimos

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Déficit Bilionário, vereador Dudu Borges (PT), informou que o relatório final da CPI deve ser apresentado e votado na Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta quarta-feira (12/11) . A CPI do Rombo, como é chamada, apura uma dívida nas contas da Prefeitura Municipal de Teresina que ultrapassa o valor de R$ 3 bilhões.

Em conversa com a imprensa, o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da CMT, afirmou que o relatório final deve apontar onde houve falhas e e se realmente existe o "déficit" , apontado pelo atual prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), que resultou na instauração da Comissão.

"Eu acho que quando essa CPI foi aberta e instaurada, o principal objetivo era identificar onde houve falhas para identificar se realmente havia uma deficiência financeira ou não. Eu acredito que amanhã a CPI deve apontar nesse sentido, se realmente existia ou não existia, quantidade de valores e fazer os encaminhamentos necessários se for encontrado alguma irregularidade", disse o vereador ao Conecta Piauí .

Esta coluna apurou com fontes da CPI que um dos pontos principais a ser esmiuçado pela Comissão é a compra de terrenos com mais de R$ 80 milhões de reais oriundos de empréstimos na gestão de Dr. Pessoa . Técnicos da Prefeitura já foram ouvidos pela comissão para explicar quais critérios teriam sido usados para adquirir as terras. Porém, segundo fontes, as respostas e os relatórios levados à comissão teriam apresentado inconsistências.

O vereador Dudu Borges já explicou à coluna que a CPI acompanhou os processos de aquisição de terras e identificou que somente o terro que seria usado para construção da Casa da Mulher possuía uma avaliação externa . Além disso, a maioria das terras foram consideradas subutilizadas.

Saiba Mais

Leia também