Rafael Fonteles reage à captura de Maduro: 'Vejo com muito preocupação'
Governador acredita que o diálogo deve prevalecer para resolver esses 'problemas'"Vejo com muita preocupação", reagiu na manhã desta segunda-feira (05/01) o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ao ataque dos Estados Unidos na Venezuela que resultou captura de Nicolás Maduro e da esposa. A investida de Donald Trump, disse o líder de Estado, rompe com a paz característica da América do Sul.
"Eu vejo com muita preocupação. É obviamente que nós não concordamos com a administração do Nicolás Maduro na Venezuela no que diz respeito a inúmeros elementos que demonstram dificuldade de legitimidade popular da parte dele. Mas também, obviamente, que não concordamos com uma invasão de um país no outro, ainda mais retirando um presidente daquela nação. Então, é uma preocupação muito grande porque a América do Sul, que é normalmente um território de paz, nós estamos vendo acontecer aqui na América do Sul cenários que nós só tínhamos notícia em outros continentes", afirmou Fonteles.
Rafael Fonteles acredita que o diálogo deve prevalecer para resolver esses "problemas". "Eu acho que tem que prevalecer o caminho do diálogo. É nesse ponto que o presidente Lula se posiciona para poder resolver esses problemas com muito diálogo e respeitando os órgãos multilaterais que têm esse papel, ou pelo menos deveriam ter esse papel", disse o governador.
Lula diz que 'linha foi ultrapassada'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou neste sábado (03/01) aos ataques dos Estados Unidos à Venezuela, afirmando que os bombardeios e a captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa “ultrapassam uma linha inaceitável” e representam uma grave violação da soberania nacional e do direito internacional".
Saiba Mais