Painel Político

Deputados da base avaliam encontro do PSD e MDB com governador Rafael Fonteles

Deputados da base comentaram sobre os desdobramentos da reunião e reforçaram o compromisso

A reunião entre MDB e PSD com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizada na noite desta segunda-feira (17/02), consolidou um alinhamento estratégico entre os partidos para as eleições de 2026. Durante o encontro, o governador reafirmou que a fusão cruzada será mantida, com o MDB focado na chapa de deputados estaduais e o PSD na de federais. Nesta terça-feira (18), deputados da base comentaram sobre os desdobramentos da reunião e reforçaram o compromisso com a unidade partidária.

O deputado Georgiano Neto afirmou que a estratégia da base já vinha sendo trabalhada, mas que algumas atitudes precisarão ser ajustadas. "O momento agora é de convergência, de buscar somar e agregar. Me comprometi com os líderes do PSD e do MDB a atuar nesse sentido, fortalecendo a base governista e a união em torno das candidaturas de Júlio César, Marcelo Castro e Rafael Fonteles", declarou.

Foto: Conecta Piauí
Georgiano Neto, Deputado Estadual

Sobre o desafio de alinhar o voto de prefeitos que demonstram apoio a Ciro Nogueira para o Senado, Georgiano destacou que o objetivo será o convencimento. "Nós vamos mostrar a importância do time trabalhar unido. É fundamental que PSD, MDB e PT atuem juntos para garantir a eleição de uma bancada forte, com nove deputados federais e até 27 estaduais", pontuou.

A deputada Ana Paula avaliou que o encontro foi positivo e reforçou a pacificação entre os grupos. "Foi uma reunião muito boa. Tivemos um amplo diálogo entre todos os parlamentares do PSD e do MDB, e acredito que tudo está pacificado para 2026", disse. Ela também destacou a presença do senador Júlio César, da senadora Jussara Lima e do governador Rafael Fonteles como um indicativo do compromisso com a unidade partidária.

Foto: Alessandra Fonseca/Conecta Piauí
Deputada Ana Paula retorna à ALEPI e faz balanço positivo das eleições

O deputado Dr. Hélio classificou a reunião como produtiva e ressaltou que a prioridade da base é manter a união entre PSD e MDB. "Isso garante uma chapa muito forte, elegendo entre 13 e 14 deputados estaduais e, possivelmente, quatro deputados federais", afirmou. Ele reforçou ainda que qualquer decisão final sobre a composição da chapa majoritária caberá ao governador Rafael Fonteles. "Independentemente da escolha, o apoio do MDB e do PSD será irrestrito", concluiu.

Foto: Gabriel Prado/Conecta Piauí
Deputado estadual Dr. Hélio

Candidatos ao Senado e presença de lideranças

Rafael Fonteles reforçou que os dois candidatos ao Senado pela base governista serão o atual senador Marcelo Castro e o deputado federal Júlio César. Segundo o governador, há viabilidade matemática para eleger ambos, considerando o cenário político e o fortalecimento das alianças. Além disso, destacou que não apoiará chapinhas e garantiu que os suplentes das super chapas do PT e MDB não serão esquecidos.

Foto: Reprodução
Governador se reuniu com nomes do MDB e PSD

Estiveram presentes na reunião nomes de peso da política piauiense, como Eduardo Draga Alana, Júlio César Filho, Coronel Carlos Augusto, Jonas Moura, Marden Menezes, João Mádison, Simone Pereira, Dr. Hélio, Georgiano Neto, Felipe Sampaio, Henrique Pires, Severo Eulálio, Tiago Vasconcelos, Castro Neto, Marcos Aurélio Sampaio, Júlio César, Jussara Lima, Toninho de Caridade, Ziza Carvalho e Ana Paula.

Leia também