Lula defende que o Brasil produza a própria Inteligência Artificial
Plano Brasileiro de IA é lançado na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, relatou, em sua rede social X, que o país deveria produzir a sua mesma inteligência artificial. “Um país do tamanho do Brasil, com uma base intelectual respeitada no mundo todo e um povo tão generoso, não pode criar seu próprio mecanismo de inteligência artificial, em vez de importar de outros países?”, questionou.
Ainda nesta tarde de terça-feira (30/07), Lula anunciou que recebeu um um grande presente dos cientistas do nosso país: a proposta para uma política de inteligência artificial no Brasil. “Essa proposta será discutida com o governo e acompanhada pelos cientistas. É esse o debate que precisamos iniciar a partir daqui, a partir deste grande momento”, disse. O Governo prevê investimento de R$ 23 bilhões em inteligência artificial.
O chefe do Estado participou hoje da abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2024, em Brasília. O evento, que se estenderá por três dias, tem como objetivo definir as ações do governo nas áreas de ciência e tecnologia, além de elaborar uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030.