PT-PI debate reconexão com eleitores e desafios políticos em seminário em Brasília
A iniciativa faz parte de um esforço nacional do PT que fortalece e prepara o partido para 2026
Lideranças do Partido dos Trabalhadores do Piauí (PT-PI) se reuniram em Brasília nesta semana para debater estratégias voltadas à reconexão com o eleitorado e analisar os desafios enfrentados pela sigla no cenário político nacional. O encontro também marcou o início de um ciclo de seminários intitulado "A realidade brasileira", com foco na conjuntura política e social do país.
O deputado federal Florentino Neto e o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, deram as boas-vindas à delegação do Piauí. A comitiva piauiense, liderada pelo presidente estadual do PT, João de Deus Sousa, contou com a participação do deputado estadual Francisco Lima, da ex-governadora e secretária da Sasc, Regina Sousa, além de outros representantes do partido no estado.
A proposta é promover diálogos aprofundados que orientem a retomada de uma atuação mais efetiva junto às bases populares, reforçando o compromisso histórico do partido com políticas progressistas e sociais. Além das discussões estratégicas, a reunião em Brasília antecede um momento importante para o PT no plano nacional: o início do processo de sucessão da presidente Gleisi Hoffmann , que foi iniciado nessa quinta-feira (06/12).
A troca de liderança na direção nacional é vista como uma oportunidade para o partido se renovar e traçar novos caminhos diante dos desafios políticos. O seminário "A realidade brasileira" também trouxe à tona questões sobre os impactos das políticas públicas em andamento e os desafios impostos pela polarização política. A iniciativa faz parte de um esforço nacional do PT para fortalecer suas bases e preparar o partido para os pleitos eleitorais de 2026. O encontro reflete o esforço da legenda em se posicionar como uma força relevante no cenário político, enfrentando com autocrítica os desafios impostos pela evolução do panorama eleitoral e buscando novas estratégias para se reconectar com o eleitorado.