Painel Político

Rafael Fonteles indica Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador

Governador confirma pré-candidatura à reeleição e projeta ampla vitória em 2026

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que, após diálogo com lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários, colocará o próprio nome à disposição como pré-candidato à reeleição ao Governo do Estado nas convenções partidárias de julho. Também anunciou apoio ao ex-secretário de Educação Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador.

Na mesma manifestação, o governador afirmou que as eleições para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí são “fundamentais para a Democracia e para a Governabilidade” e declarou confiança de que o grupo político que lidera poderá alcançar até 90% das vagas, “a partir da decisão soberana do Povo”.

Ao justificar a escolha, Rafael Fonteles destacou a trajetória de Washington Bandeira na vida pública, citando a atuação como assessor parlamentar na Câmara Federal, juiz federal do Trabalho e secretário de Estado da Educação, área que, segundo o governador, possui “a melhor aprovação do nosso Governo”.

O chefe do Executivo estadual reforçou ainda que pretende apresentar novamente um Plano de Governo participativo, “consistente, ousado e exequível”, construído a partir da escuta ativa da população e de visitas aos 224 municípios piauienses ao longo de 2026.

No cenário nacional, Rafael Fonteles afirmou que o grupo político trabalhará para eleger Lula à Presidência da República, além de senadores e deputados alinhados ao projeto político do presidente e do ministro Wellington Dias. Segundo ele, o objetivo é derrotar candidaturas que, em suas palavras, “prejudicam, perseguem e sabotam o Governo do Presidente Lula”.

Dentro desse contexto, o governador declarou apoio às pré-candidaturas de Marcelo Castro e Júlio César ao Senado, ressaltando a experiência dos dois parlamentares e o alinhamento com o projeto político liderado por Lula.

Rafael Fonteles enfatizou que o período eleitoral só se inicia oficialmente nas convenções partidárias de julho e que, até lá, o foco do governo seguirá integralmente voltado para a gestão pública, com a previsão de milhares de entregas de obras e ações em todos os municípios do Piauí até o início do segundo semestre.

Leia também