Dr. Vinicius avalia situação dos centros de diálise no Piauí
O deputado ainda sugeriu a abertura de dois centros de diáliseO deputado estadual Dr. Vinicius (PT) realizou audiência pública, nesta quinta-feira (26/10), para avaliar a situação dos centros de diálise no Piauí, utilizados por pacientes renais crônicos. Foram discutidas as condições físicas dos centros, como implementar outras opções de tratamentos e custo para estados e municípios.
Luiz Gonzaga é paciente renal crônico há mais de 12 anos e salientou a necessidade da diversidade de tratamento. “A estrutura física de muitas clínicas deixa a desejar. Aqui não é ofertada a diálise peritoneal como em outros estados. Hoje temos poucos pacientes realizando a diálise peritoneal. Então é muito importante esse momento para conversamos com Assembleia, Secretaria de Saúde, Hospital Getúlio Vargas para resolver essa problema e oferecer essa opção de tratamento aos pacientes”, explica.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A diálise pode ser realizada de duas formas. A hemodiálise, que deve ser realizada em um centro, ou a diálise peritoneal, que pode ser feita em casa, mas depende de uma série de fatores, como aponta Dr. Vinicius. “Vamos ampliar a capacidade de fazer diálise peritoneal, mas precisam ser cumpridas algumas metas do ponto de vista sanitário das residências do paciente e vamos fazer um grupo de trabalho para implantar uma linha de cuidados dos pacientes renais crônicos”, esclarece.

A promotora de Justiça, Karla Carvalho, lembrou que o fortalecimento à atenção básica não pode ser negligenciado, pois evita o surgimento de novos pacientes renais. A atenção básica tem a obrigação de identificar determinantes condicionantes das principais patologias que podem levar à doença renal crônica. Com atividades de prevenção bem geridas, nós podemos evitar que o crescimento seja de 10% ao ano”.
Após ouvir atentamente todos os presentes, o deputado aponta que tudo envolve atenção básica. Você não pode falar em doença renal, sem falar em diabetes e hipertensão que devem ser tratadas na atenção básica. E a saúde digital já está melhorando e vai melhorar ainda mais a atenção do Piauí. A audiência pública foi muito proveitosa, vamos ter que trabalhar junto com a bancada federal para buscar o cumprimento das portarias ministeriais, que vão ajudar a diminuir o custo dos municípios para que a gente tenha um serviço de mais qualidade”, explica Dr. Vinicius.
Para finalizar, o deputado ainda sugeriu a abertura de dois centros de diálise, que atenderiam as macro regiões de Valença e Paulistana. “São regiões muito populosas, com vários municípios interligados em que os pacientes sofrem muito com deslocamentos regulares por conta da distância”, finaliza.
Estiveram presentes representantes da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, Ministério Público Estadual, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde, Divisão Sanitária, Fundação Municipal de Saúde e representante das clínicas de diálise de Picos.