Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Dudu Borges critica 'cadrom' e defende regras contra poluição sonora em Teresina

O vereador destacou que a nova legislação será essencial para garantir fiscalização da Strans

Na manhã desta quarta-feira (26/02), durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Dudu Borges voltou a criticar o uso dos chamados "cadroms", dispositivos sonoros que amplificam ruídos em veículos, causando perturbação ao sossego público. Segundo o parlamentar, a proposta de regulamentação municipal que visa coibir essa prática será votada após o período de Carnaval.

Foto: Conecta PiauíDudu Borges critica 'cadrom' e defende regras contra poluição sonora em Teresina
Dudu Borges critica 'cadrom' e defende regras contra poluição sonora em Teresina

O vereador destacou que, apesar da proibição já estar prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a nova legislação municipal será essencial para garantir maior poder de fiscalização à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans). 

"Mesmo com o Código Brasileiro de Trânsito já prevendo a proibição, nós estamos regulamentando por lei municipal para dar força para o Strans, para que o Strans possa ter nas mãos também aqui uma lei que assegure a punibilidade, que assegure ali que você possa, de maneira como agente de polícia, também coibir esse absurdo", reforçou.

Dudu Borges salientou ainda que o impacto negativo do uso dos Cadroms vai além da poluição sonora urbana, afetando também o bem-estar dos animais. "Acredito que depois de aprovar em segunda votação o prefeito sancione e a gente possa melhorar o sossego público, tanto para nós, humanos, como também para os animais. O Cadrom incomoda todo o meio ambiente, vai do ser humano aos pets. Espero que a gente possa ter essa regulamentação para coibir esse uso abusivo tanto em carros quanto em motos", concluiu.

O projeto de lei será retomado para apreciação no plenário da Câmara Municipal após o feriado de Carnaval.

Comente