Plantão Policial

Trio membro de facção é preso após tentar executar adolescente a tiros em Timon

Além das prisões, foram apreendidas duas armas de fogo e munições; a vítima fugiu pulando muros

Três indivíduos envolvidos em uma tentativa de homicídio foram presos, nesta segunda-feira (25/11), durante uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Timon, no Maranhão. A ação aconteceu na Vila Monteiro e entre os detidos estão um maior de idade e dois adolescentes, todos membros de uma facção criminosa. Além das prisões, foram apreendidas duas armas de fogo e munições.

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Trio membro de facção é preso após tentar executar adolescente a tiros em Timon

Segundo informações da Polícia Militar, o trio, residente dos bairros Lourival Almeida e Júlia Almeida, invadiu a Vila Monteiro, território controlado por uma facção rival, com o objetivo de executar um adolescente de 16 anos. A vítima conseguiu fugir ao pular muros, mas foi atingida de raspão na perna por um dos disparos efetuados pelos criminosos.

Policiais civis, que já realizavam diligências na área, perceberam a movimentação e tentaram abordar os suspeitos, que se esconderam em residências da região. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da inteligência policial e do 11° BPM cercaram o quarteirão, realizando uma varredura nas casas. Durante a operação, os três suspeitos foram encontrados e detidos.

Na abordagem, as autoridades apreenderam um revólver calibre .38, municiado, e um simulacro de pistola. Segundo os policiais, os detidos confessaram que estavam na localidade para executar um rival, chamado de "sujo" no jargão da facção.

Os três envolvidos possuem histórico de atos infracionais e crimes. O maior de idade, identificado pelas iniciais J.V.F.S., já havia sido preso em fevereiro e março deste ano, sendo liberado após medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, que ele retirou.

Os adolescentes, ambos de 17 anos, também têm passagens frequentes pela polícia. Um deles foi apreendido quatro vezes apenas em 2024, enquanto o outro já possuía um mandado de internação em aberto.

Apenas em novembro, o DHPP já apreendeu cinco menores de idade ligados a homicídios, tráfico de drogas e roubos na cidade. Após a prisão, o trio foi conduzido à Central de Flagrantes, onde chegou a fazer gestos que remetem à facção criminosa a que pertencem.

Leia também