Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Carbono Oculto 86: Sefaz vai solicitar quebra de sigilo bancário dos investigados

Auditoria deve atingir empresas suspeitas de lavar milhões em esquema ligado ao PCC
Redação

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) anunciou que vai solicitar a quebra de sigilo bancário dos empresários e empresas investigados na Operação Carbono Oculto 86, deflagrada pela Polícia Civil nessa quarta-feira (05/11). A medida faz parte de uma nova etapa das investigações sobre o esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal com indícios de ligação ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Foto: Conecta PiauíPolícia interdita 49 postos em nova fase da Operação Carbono Oculto 86 no Piauí
Polícia interdita 49 postos em nova fase da Operação Carbono Oculto 86 no Piauí

O setor de Inteligência da Sefaz teve papel decisivo na operação, ao identificar movimentações financeiras incompatíveis, emissão de notas frias, adulteração de combustíveis e funcionamento irregular de postos sem autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A partir dessas descobertas, foram abertas 15 ordens de serviço para fiscalização imediata das empresas envolvidas.

De acordo com a secretaria, a auditoria completa sobre o patrimônio dos investigados deve revelar o real volume dos recursos desviados e permitir a recuperação de cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos. Caso sejam confirmadas fraudes graves, as empresas poderão ter as inscrições estaduais cassadas, o que impede a continuidade de suas atividades no Piauí.

O diretor da Unidade de Fiscalização da Sefaz, Edson Marques, afirmou que a equipe já prepara o cruzamento de dados com outros setores econômicos. “Os indícios apontam que o esquema pode ir além do ramo de combustíveis. Vamos aprofundar a investigação”, disse.

A Operação Carbono Oculto 86 interditou 49 postos de combustíveis nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, sendo 16 apenas em Teresina. Entre os bens apreendidos estão carros de luxo, um avião Cessna 210M e outros três jatos ainda sob rastreamento. Todos foram comunicados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para bloqueio e registro de gravame.

VEJA MAIS:
Polícia interdita 49 postos em nova fase da Operação Carbono Oculto 86 no Piauí

Distribuidora no Piauí ligada ao PCC seria base para abastecer estados do Nordeste
Operação Carbono Oculto: Justiça bloqueia R$ 348 milhões e apreende bens
Empresários da rede HD Postos têm celulares e notebooks apreendidos pela Polícia
Advogada que denunciou posto HD se emociona ao relembrar humilhação de gêmeas