Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Draco cumpre 21 mandados de busca e prende 12 pessoas em Teresina e Timon

A ação decorreu de investigação para identificar criminosos que aparecem ostentando armas
Plantão Policial

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na manhã desta quinta-feira (20/07) a 'Operação Draco 50' para cumprir 21 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão no bairro Vale do Gavião, nas zonas Leste e Norte de Teresina, além da cidade de Timon (MA). Ao todo, 12 pessoas foram presas durante a operação.

A ação decorreu de uma investigação com o objetivo de identificar os criminosos que aparecem em um vídeo ostentando armas, o qual circulou nas redes sociais. As imagens foram registradas em maio deste ano, durante um baile reggae na zona Leste da capital.

Foto: Conecta PiauíOperação DRACO 50
Operação DRACO 50

No vídeo, vários homens exibem armas e fazem o gesto do número três com as mãos, em referência a uma facção criminosa.

Os mandados também têm relação com a operação realizada dia 18 de abril, que investiga os responsáveis por dois incêndios em ônibus na zona Norte de Teresina.

Foto: Conecta PiauíOperação DRACO 50
Operação DRACO 50

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, ressaltou que a operação é mais uma ação em combate às células de facções criminosas que atuam na cidade de Teresina e em Timon.

“Essa operação de hoje foi atendendo realmente uma determinação do nosso delegado geral, Luccy Keiko e do secretário de segurança, de intensificar ainda mais essas ações de combate a essas células de facções criminosas em razão desses últimos acontecimentos”, disse o coordenador.

Foto: Conecta PiauíDelegado Charles Pessoa, coordenador do Draco
Delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco

A operação é fruto de uma ação que já estava em andamento no Draco, teve o apoio de várias unidades, assim como também contou com o apoio do poder judiciário e do Ministério Público do Piauí (MP-PI).

“Eram uma ação que já estava em andamento lá no Draco, coordenada pelo Draco nós contamos com o apoio de várias unidades da polícia militar e também integração do próprio poder judiciário com o Ministério Público e hoje nós prendemos pessoas que têm movimento direto ainda com aquela queima dos ônibus aqui em Teresina”, explicou.

Os presos na operação são indivíduos perigosos, com extensa ficha criminal e alguns têm envolvimento com a queima de ônibus ocorrido na capital. Outros foram capturados após investigação de um vídeo em um evento de Reggae no qual aparecem homens exibindo armas de fogo.

“Indivíduos extremamente perigosos, com ficha criminal bem robusta, com participação em diversos assaltos, também investigado por homicídio e também integrantes dessa facção criminosa que gravaram um vídeo relacionado exibição de armas e símbolos que fazem criminosos. O vídeo foi gravado em um reggae”, disse.

O delegado Charles Pessoa reafirmou que essas ações e prisões vão refletir positivamente na redução dos crimes no estado. 

“Além de participar diretamente dessas células, dessas facções criminosas que atuam no tráfico de entorpecentes, no roubo e nos homicídios, com certeza que essas prisões de hoje elas vão refletir e repercutir muito aí na redução desses índices aqui no estado do Piauí”, finalizou o coordenador.

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública - FEISP, GPE, GPM, BOPE, BEPI, RONE, 5º DP, 11º DP, 23º DP, DHPP, POLINTER, DEPRE e DRCI.

Foto: Conecta PiauíOperação DRACO 50
Operação DRACO 50

Comente