Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Faccionado conhecido como 'Cachoeira' morre em troca de tiros com o Draco no Piauí

O indivíduo tem envolvimento direto com a morte de uma jovem encontrada dentro de uma fossa

O membro de uma facção criminosa, identificado como Maciel de Sousa, conhecido como ‘Cachoeira’, morreu durante uma troca de tiros com policiais ao resistir à prisão, na manhã desta quinta-feira (08/08), durante a Operação Draco 143, deflagrada no município de Pedro II. O indivíduo era um dos investigados por homicídios e outros diversos crimes no Piauí.

Foto: Divulgação/Polícia CivilFaccionado conhecido como 'Cachoeira' morre em troca de tiros com o Draco no Piauí
Faccionado conhecido como 'Cachoeira' morre em troca de tiros com o Draco no Piauí

Segundo informações da Polícia Civil, através do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), ‘Cachoeira’ era responsável por executar membros de facções rivais sob ordens da organização criminosa conhecida como Comando Vermelho. Os crimes eram realizados por meio de alvos pré-determinados, com base em uma lista de pessoas decretadas pela facção.

Durante o confronto policial, o suspeito foi atingido com um tiro no peito, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Josefina Getirana Netta. Porém ‘Cachoeira’ não resistiu ao ferimento e morreu na unidade de saúde.

O indivíduo atuava na cidade de Pedro II com ajuda de outro suspeito identificado como Wanderson, o qual fornecia drogas e armas de fogo para os crimes. Esse outro envolvido alugava uma casa para ‘Cachoeira’.

Como atuava

Ainda conforme as investigações, Cachoeira era um indivíduo violento e frio, isolado e saía da residência apenas para cometer as execuções. Foi apurado e confessado por cúmplices que o suspeito esteve envolvido em aproximadamente cinco homicídios de membros de facções rivais. Ele possui uma extensa ficha criminal no Ceará.

Corpo de jovem encontrada em fossa por pelo 'Tribunal do Crime'

Wanderson confirmou informações já apuradas na investigação do desaparecimento de Giovanna Maria de Oliveira, de 14 anos, desaparecida desde 22 de julho. Ele revelou que Giovanna foi vítima de um "tribunal do crime" liderado por Cachoeira, Beira-mar e Pirrolinha.

Foto: Divulgação/Polícia CivilOperação Draco 143
Operação Draco 143

O corpo de Giovanna foi ocultado em uma fossa na casa de Cachoeira, no bairro Boa Esperança, em Pedro II. O envolvimento de Cachoeira no homicídio de Giovanna foi confirmado pelas investigações do DRACO e pelos depoimentos do cúmplice Wanderson.

Sobre a operação

A Operação Draco 143 teve o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão em Pedro II, visando desarticular uma organização criminosa envolvida com diversos homicídios e tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/Polícia CivilMomento da procura pelo corpo de Giovanna
Momento da procura pelo corpo de Giovanna

A investigação, iniciada no ano passado, resultou, até o momento, na prisão de duas pessoas no cumprimento dos mandados por envolvimento com organização criminosa. Foram apreendidas armas, grande quantidade de entorpecentes e dinheiro.

A operação contou com a colaboração da Delegacia de Pedro II, do Batalhão Especializado de Polícia do Interior (BEPI), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, do ROCAM de Teresina, da Guarda Municipal de Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal.

Comente