Governo inaugura ponto de apoio para motoristas de aplicativo em Teresina
Novo espaço oferece descanso, internet, hidratação e suporte a condutores na capital
RedaçãoO Governo do Piauí entregou nesta quinta-feira (25/06), em Teresina, um novo espaço voltado ao atendimento de motoristas e motociclistas de aplicativo que atuam diariamente na capital. Batizado de Pit Stop da Cidadania, o local foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí e já está em funcionamento oferecendo estrutura de apoio, descanso e serviços para a categoria.
A nova unidade recebeu investimento superior a R$ 200 mil e foi instalada na Rua João Cabral, na região Centro-Norte da cidade, ao lado do Espaço da Cidadania Digital Félix Pacheco. Com aproximadamente 77 metros quadrados, o ambiente foi projetado para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que passam grande parte do dia circulando pelas ruas da capital.
Entre os serviços disponíveis estão área de convivência climatizada, estacionamento, mesas, longarinas para descanso, pontos de hidratação, internet gratuita, banheiros e estações destinadas ao carregamento de aparelhos celulares. A proposta é oferecer um local seguro e estruturado para pausas durante a jornada de trabalho.
Segundo o superintendente de Gestão da Segurança Pública, delegado Jetan Pinheiro, a iniciativa amplia ações já desenvolvidas pelo governo voltadas à categoria. “Após a implantação dos totens de segurança, com botão do pânico, e do aplicativo Motorista Seguro, voltamos nossa atenção, mais uma vez, a essa categoria, que precisava de um ponto de apoio na cidade de Teresina”, afirmou.
O superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, destacou que o espaço foi pensado a partir do diálogo com os próprios profissionais. “Nos reunimos com os profissionais, conversamos e ouvimos suas sugestões. Corremos atrás e demonstramos o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública em oportunizar melhores condições de trabalho e segurança para os motoristas de aplicativo”, declarou.
Quem trabalha diariamente nas plataformas também comemorou a novidade. O motociclista Cosme Paulo afirmou que o novo ponto de apoio deve facilitar a rotina da categoria. “Antes não tínhamos onde descansar, almoçar ou beber água. Agora, com este local, tudo vai ficar muito melhor para nós. Teremos carregador para celular e bebedouro. Esse espaço vai ajudar muito no nosso dia a dia, facilitando a nossa vida”, disse.
Durante a solenidade, o governo anunciou ainda a construção de uma segunda unidade do projeto, prevista para ser instalada nas proximidades da Ponte Juscelino Kubitschek, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da capital. A entrega acontece poucos dias após o lançamento do aplicativo Motorista Seguro, ferramenta que permite acionamento rápido das forças de segurança em situações de emergência por meio de botão de pânico integrado ao Centro Integrado de Comando e Controle do estado.