Aprovados em concurso da Semec protestam contra suspensão determinada pela Justiça
Concurso foi suspenso após pedido do MP-PI por suposta inserção tardia de cláusula de barreiraCandidatos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semec) se manifestaram em frente ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na manhã desta segunda-feira (02/12), pedindo a revogação da suspensão do concurso, determinada pela Justiça após pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI).
O tribunal alegou que a inclusão de uma cláusula de barreira no edital, depois de sua publicação, foi irregular. No entanto, os candidatos afirmam que essa cláusula já estava no edital original, publicado em fevereiro de 2024. A Justiça suspendeu o concurso e exigiu um novo edital para a prova didática.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Porém, os aprovados no certame, insatisfeitos com a decisão da Justiça, protestaram em frente ao TJ pela revogação da suspensão. O professor e mestre em Letras, Eneias Brasil, foi um dos participantes que protestaram contra a decisão. Ele conversou com o Conecta Piauí e disse estar confiante de que o Judiciário atenda aos pedidos do grupo de professores aprovados, que esperam ser convocados o quanto antes.
"A alegação para a suspensão do concurso, por parte do Ministério Público, é de que esta cláusula de barreira não estava presente no edital. Ela foi acrescentada, segundo o Ministério Público, através de um aditivo. E nós já estamos aqui exatamente para evidenciar que esta cláusula de barreira está presente no edital desde o início, desde o edital de abertura do dia 8 de fevereiro de 2024. Então não há motivos para o concurso seguir suspenso", diz.
O professor comenta que o processo tem sido cansativo e que a suspensão do certame veio como uma quebra de expectativas para aqueles que já estão desde o começo do ano com altas expectativas. "Desde fevereiro desse ano que estamos passando por um processo altamente desgastante e quando pensávamos que íamos ser já convocados no próximo ano, veio a suspensão do concurso no dia 21 de novembro, sendo que o concurso já havia sido homologado no dia 11", comenta.
Agora, Eneias e os outros professores aprovador no concurso, esperam ansiosamente que a Justiça atenda às expectativas do grupo, que espera a revogação da suspensão do certame e a convocação ainda nos primeiros meses de 2025.
"Nossa expectativa é que já a partir do próximo ano, possamos ser convocados o quanto antes. Nós precisamos trabalhar, queremos trabalhar, fomos aprovados e classificados, foi o concurso mais difícil da história da Semec, um concurso altamente concorrido com pessoas altamente capacitadas e todos nós que fomos aprovados e classificados provamos nossa competência. Professores brilhantes, professores altamente gabaritados e a rede municipal de educação necessita desses professores para continuar realizando um trabalho educacional voltado para a população que necessita da rede municipal de ensino", conclui o professor aprovado.
Veja o vídeo: