Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

No dia do combate à LGBTfobia, casais firmam união no casamento comunitário em THE

A data 17 de maio também é o Dia Mundial e Nacional de combate à LGBTfobia

A Justiça Itinerante do Judiciário piauiense em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), realizou na manhã desta sexta-feira (17/05), um casamento comunitário de 170 casais, na Ponte Estaiada João Isidoro França.

A ação tem, para além do objetivo de regularizar o estado civil entre pessoas que já vivem maritalmente ou não, influenciar a formação de famílias, garantindo sua proteção, bem como ampliar os direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários, através da promoção da cidadania.

Foto: Pedro Melo/ Conecta PiauíCasamento comunitário
Casamento comunitário

Neste 17 de maio, Kassia Hellen e Michelly Andressa celebram o seu amor, firmando o compromisso no casamento. A data também é um símbolo da Luta contra a LGBTfobia. 

“Está sendo um dia muito incrível pra gente, porque é um sonho. E ver que está sendo realizado é mais incrível ainda. O preconceito é muito grande, a gente ficou com muito receoso, mas estamos muito felizes”, disse Kassia Hellen.

Foto: Pedro Melo/ Conecta PiauíKassia Hellen e Michelly Andressa
Kassia Hellen e Michelly Andressa

Dorinaldo Cardoso Pereira e Édson Pereira também se casaram nesta manhã, após 10 anos de união.

“Pra mim tá sendo muito importante, eu já queria já há bastante tempo e graças a Deus tá dando tudo certo até agora. E vamos, de hoje pra frente, nos tornarmos só um, depois do casamento”, comentou Dorinaldo Cardoso Pereira.

“Muito feliz, é um momento de alegria. E a gente só tá efetivando uma união que a gente já vive há dez anos. A gente se conheceu em São Luís, ele veio pra cá e a gente vive junto até hoje”, disse Édson Pereira.

Foto: Pedro Melo/ Conecta PiauíDorinaldo Cardoso Pereira e Édson Pereira, casamento comunitário
Dorinaldo Cardoso Pereira e Édson Pereira, casamento comunitário

A superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, informou como ocorre a seleção dos casais e o processo até o dia do casamento.

“O primeiro passo que a  Justiça Itinerante faz é selecionar os casais, essa seleção acontece nas jornadas comuns durante o ano. No caso da seleção para o casamento do mês de maio, a gente começa a inscrever em janeiro, à medida que a justiça vai aos bairros. A gente vai selecionando os casais que estão aptos a ganhar a gratuidade do serviço, então a gente têm dois encontros com eles, um para a assinatura prévia da documentação, que acontece dois dias antes do casamento e outro no dia da efetivação do casamento”, disse a superintendente. 

Foto: Pedro Melo/ Conecta PiauíSuperintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão
Superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão

Ainda de acordo com a superintendente, há cerca de 21 anos ocorre o casamento comunitário pela justiça.

“Hoje nós temos 170 novas uniões e famílias sendo formadas aqui, com direito a cidadania, a respeito e a legalização de algumas relações. A justiça itinerante desde a sua criação, há 21 anos, faz todos os anos os casamentos, principalmente no mês de maio, que é considerado o mês das noivas”, complementou.

Foto: Pedro Melo/ Conecta PiauíCasamento
Casamento

Tópicos

Comente