Piauí realiza atos em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção
As ações realizadas no início às 7h, com uma Blitz Educativa em frente à sede do MPFNesta segunda-feira (09/12), entidades que integram a Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí uniram esforços para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, promovendo uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da transparência e da participação social no combate a práticas ilícitas.
As ações realizadas no início às 7h, com uma Blitz Educativa em frente à sede do Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Piauí (PM/PI), contornou com a entrega de marcadores de página com o slogan: “Prevenir e combater a corrupção é um dever de todos nós!” .
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O material informativo trouxe orientações sobre como denunciar irregularidades e destacou os canais de comunicação das instituições que compõem a Rede de Controle.
O auditório do MPF reuniu especialistas, membros da Rede de Controle/PI, representantes da Força Tarefa Popular e o público em geral. Transmitido ao vivo pelo canal do MPF no YouTube, o encontro promoveu um espaço de diálogo sobre as ações desenvolvidas no estado e incluiu palestras sobre a evolução da Lei de Improbidade Administrativa e os desafios do controle social na gestão pública.
Durante o evento, a coordenadora executiva da Rede de Controle, Luana Campelo, destacou a atuação estratégica da Rede no estado.
“Por meio da articulação institucional, da capacitação de servidores e do estímulo à transparência, a Rede busca aprimorar políticas públicas e combater a corrupção em suas diferentes formas. Essa abordagem integrada é essencial para enfrentar os desafios complexos associados à corrupção e assegurar o uso adequado dos recursos públicos”, afirmou Campelo.
Entre as principais iniciativas da Rede, estão as operações conjuntas, auditorias colaborativas e ações preventivas que visam fortalecer a integridade nos municípios piauienses.
Além disso, Luana Campelo explicou qual foi a estratégia usada para a promoção dos eventos.
“Hoje nós promovemos eventos tanto externos como internos, aqui na sede do MPF. A parte externa do evento foi uma blitz educativa que nós promovemos para fomentar o controle social, a importância do controle social junto à sociedade, para que a sociedade participe ativamente na fiscalização, no acompanhamento, fazendo denúncias a respeito da execução das políticas públicas, da execução dos recursos, enfim, buscar conscientizar a sociedade para que juntos, órgãos de controle e sociedade possam atuar no enfrentamento à corrupção de uma forma mais efetiva, assertiva e com melhores resultados”, disse Luana
O procurador da República, Israel Silva, falou sobre as atividades realizadas no Dia Internacional Contra a Corrupção.
“A nossa intenção hoje é conscientizar a população que não só os órgãos de controle da administração pública, eles sozinhos não vão conseguir prevenir e combater a corrupção. É necessário que a população também se firme nessa parceria porque ela não só como beneficiária da boa aplicação do recurso público, conseguindo ter melhores serviços de saúde, melhores serviços de educação, de segurança pública, mas também como ela pode nos direcionar na nossa força de trabalho”, disse Israel.