Prefeitura de Jardim do Mulato tem contas bloqueadas pelo TCE-PI
Município deixou de prestar contas entre os meses de janeiro a setembro de 2024O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) determinou o bloqueio cautelar das contas bancárias da prefeitura Municipal de Jardim do Mulato, administrada pelo pefeito Dejair Lima de Sousa, mais conhecido como Binha, após constatar a ausência de prestação de contas e documentação obrigatória referente ao período de janeiro a setembro de 2024. A decisão foi proferida pela conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins, no dia 13 de dezembro de 2024.
Representação
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS) e a Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) argumentaram que a omissão dos balancetes mensais e demais relatórios compromete a análise financeira do município, violando normas do TCE e princípios constitucionais de transparência e prestação de contas.
A medida cautelar visa proteger o erário e garantir a regularidade das contas públicas. A conselheira ressaltou que, após a entrega da documentação pendente, as contas poderão ser desbloqueadas. Caso contrário, o processo seguirá para sanções legais contra o gestor municipal, Dejair Lima de Sousa.
Outro lado
O prefeito Binha não foi encontrado para comentar a decisão até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestações.