Rafael Fonteles fala ao Roda Viva sobre avanços no Piauí, segurança e economia
O gestor destacou pontos importantes que tiveram um olhar de desenvolvimento para o EstadoO governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28/04). Durante a participação, transmitida ao vivo, Fonteles abordou temas centrais de sua gestão, como empreendedorismo, segurança pública, equilíbrio federativo, fiscalidade e investimentos em saúde.

Ao comentar sobre as políticas públicas voltadas para o empreendedorismo, Fonteles destacou a importância de uma postura ativa do Estado no estímulo ao setor produtivo, especialmente aos micro e pequenos empreendedores. “Os empreendedores têm que ser cada vez mais abraçados pelo poder público, com políticas públicas que melhoram o desempenho deles. Não é só aquela história do Estado não atrapalhar”, afirmou. Segundo ele, além de melhorar o ambiente de negócios, o governo precisa facilitar o acesso a crédito, desburocratizar processos de licenciamento e manter um diálogo constante com os setores produtivos.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Sobre a recente investigação de fraudes no INSS, o governador ressaltou que as instituições de controle e fiscalização atuam de forma independente no atual governo federal. “A diferença do governo do presidente Lula para o governo anterior é que no governo do presidente Lula as instituições funcionam, investigam e descobrem esquemas como esses que tiveram no INSS. [...] O importante é que tenha liberdade para apurar e que quem for descoberto cometendo crimes tenha a devida penalidade”, explicou.
Fonteles também comentou o esforço para garantir que o benefício do Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal (Propag) contemplasse estados que não estão superendividados, como os do Nordeste. “Nós fomos à luta para que esse benefício não ficasse apenas para os estados superendividados. Por isso conseguimos aprovar, com muita articulação, a criação do Fundo de Equilíbrio Federativo”, ressaltou, enaltecendo o trabalho do senador piauiense Marcelo Castro.
Na área da segurança pública, o governador enfatizou a responsabilidade principal dos estados na condução das forças policiais e defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública, com mais recursos da União. Fonteles destacou ainda os resultados positivos alcançados no Piauí: “O Piauí está entre os três estados com a menor letalidade policial do Brasil. Este ano, até agora, apenas três mortes foram registradas por intervenção policial”.
Em relação ao arcabouço fiscal, Rafael Fonteles defendeu ajustes que proporcionem maior sustentabilidade macroeconômica. Entre as propostas, ele citou a necessidade de reduzir o engessamento do orçamento e combater excessos em incentivos fiscais. “Tenho muita simpatia por dar mais autonomia ao gestor eleito, para que ele coloque recursos onde for a maior prioridade da população”, declarou.
Por fim, ao falar sobre a saúde pública, Fonteles apresentou o exemplo do programa Piauí Saúde Digital, que tem ampliado o acesso a médicos especialistas em todo o estado utilizando tecnologia. “Estamos conseguindo levar especialistas médicos para mais de mil unidades básicas de saúde do Piauí e até mesmo pelo celular, a um custo muito menor do que o modelo tradicional”, explicou.