Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Seminário de Aquicultura debate novas oportunidades para piscicultura no Piauí

Com apoio da SAF, evento teve oficinas, palestras, minicursos e orientações aos aquicultores
Redação

Foi realizada, nesta quinta-feira (30), a abertura do IV Seminário Piauiense de Aquicultura, que teve como tema “Quem lança a rede, encontra oportunidades”. O evento, realizado no auditório do Sebrae em Teresina (PI), reuniu especialistas, produtores e instituições para discutir os desafios e as oportunidades do mercado de piscicultura no estado.

Foto: Geirlys SilvaSuperintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho
Superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho

O seminário foi promovido pela Cooperativa de Pescado do Vale do Parnaíba (Pescoo) e pela Câmara Setorial de Piscicultura do Piauí, com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A programação contou com palestras, minicursos e painéis temáticos voltados para estratégias de mercado, espécies nativas de peixes, alimentação e sustentabilidade na produção aquícola.

O superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, destacou que o seminário reforça o compromisso da Secretaria em apoiar e melhorar a renda dos piscicultores. “A SAF vem mostrar para esses agricultores quais são as políticas públicas que executamos e como eles podem acessá-las. É um seminário importante do ponto de vista técnico também, pois sabemos que existem muitos gargalos na produção dessa atividade”, afirmou.

O gestor também ressaltou a melhoria da Estação de Piscicultura de Nazária, que agora consegue entregar até 2,5 milhões de alevinos por ano, e a importância da Lei Estadual de Incentivo às Atividades Irrigadas e à Aquicultura, que beneficia atualmente cerca de 800 agricultores.

O presidente da Pescoo, Adriano Kleiton, destacou os principais temas debatidos durante o evento. “Foram abordados assuntos essenciais à piscicultura e à revitalização da cadeia produtiva do estado. Tratamos de nutrição, uso de probióticos e manejo do camarão em águas salobras. Tivemos também uma palestra sobre edição genômica de peixes tropicais, voltada para a evolução tecnológica do tambaqui, que é o carro-chefe da piscicultura piauiense”, pontuou.

Adriano ressaltou, ainda, que o encontro buscou incentivar a participação do pequeno produtor, especialmente dos agricultores familiares.“O cooperativismo é um caminho importante para que esses produtores possam competir com grandes empresas, garantindo apoio técnico e o fortalecimento da aquicultura no estado”, acrescentou.

Foto: Geirlys SilvaSeminário de Aquicultura debate novas oportunidades para piscicultura no Piauí
Seminário de Aquicultura debate novas oportunidades para piscicultura no Piauí

Para João Inês, presidente da Associação de Piscicultura de Lagoa Alegre, o seminário representa uma oportunidade de crescimento e aprendizado para os aquicultores.

“A gente não pode perder essas oportunidades, temos que estar aprendendo a cada dia. Muitos piscicultores do estado produzem por produzir, sem acompanhamento técnico. Aqui, a gente aprende mais sobre a piscicultura, com foco técnico e troca de experiências”, afirmou.

Comente