Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Show de Chambinho do Acordeon encerra a II Feira da Agricultura Familiar do Piauí

Encontro reuniu mais de 230 agricultores familiares de todos os territórios do estado

O forró de Chambinho do Acordeon embalou o encerramento da II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, na noite deste sábado (25/10), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

Foto: Conecta PiauíShow de Chambinho do Acordeon encerra a II Feira da Agricultura Familiar do Piauí
Show de Chambinho do Acordeon encerra a II Feira da Agricultura Familiar do Piauí

O cantor e sanfoneiro volta ao evento após o sucesso da edição anterior, quando encerrou a feira com muita alegria e animação.

"Primeiramente, quero agradecer a todos que estão assistindo e ouvindo o Conecta Piauí. Estou muito feliz de retornar a Teresina. Como você disse, tenho uma relação de amor e afeto com o Piauí. Me criei na cidade de Jaicós, desde meu bisavô, que já tocava sanfona, assim como meu avô. Voltar ao Piauí é sempre uma responsabilidade e um orgulho. O forró é um ritmo que, de certa forma, foi criado por agricultores. Luiz Gonzaga urbanizou tudo isso, incorporando elementos que já estavam presentes na tradição. Essa trilha sonora que move o Nordeste sempre existiu desde os nossos antepassados, e podemos ter certeza que inclui xote, xaxado, baião e arrasta-pé", fala o artista.

Foto: Conecta PiauíChambinho do Acordeon
Chambinho do Acordeon

A programação cultural acontece concomitantemente à venda de produtos da agricultura familiar, entre alimentos, bebidas e artesanato de diversas regiões do Piauí. Rejane Tavares, secretária da agricultura familiar, comemora o resultado da feira.

"Vários agricultores voltando para casa sem nenhum produto, venderam tudo, a gente teve também um momento muito rico de troca de informação, de discussão sobre a agroecologia, sobre as questões das mudanças climáticas e tivemos toda essa parte cultural com grupos aqui do Piauí, com grupos de Teresina e encerrando a noite com algum show do Chambinho que é forró e que é um Piauiense que está aqui brilhantando a nossa feira", comenta a secretária.

Foto: Conecta PiauíShow de Chambinho do Acordeon encerra a II Feira da Agricultura Familiar do Piauí
Show de Chambinho do Acordeon encerra a II Feira da Agricultura Familiar do Piauí

O deputado estadual, Francisco Limma, destacou a importância da agricultura familiar no estado e o papel de uma feira organizada para esse setor. Ele destaca que cerca de um milhão e meio de pessoas vivem da agricultura familiar e que a feira é um espaço para negócios, troca de experiências, crescimento profissional e estímulo à produção, comercialização e consumo dos produtos da agricultura familiar.

"A feira é, portanto, um espaço de negócio, de troca, de experiência e de crescimento profissional, que ainda estimula os agricultores e agricultoras familiares a produzir mais, comercializar melhor e consumir os produtos da agricultura familiar. Trata-se de um grande evento promovido pelo governo do estado, por meio da secretaria, envolvendo as entidades dos agricultores, entidades federais e outros órgãos estaduais. Isso é o que realmente importa: um grande evento. Parabéns a todos os envolvidos", diz o deputado.

Foto: Conecta PiauíII Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí

Com o tema “Agricultura Familiar é Futuro Sustentável”, o encontro reúne mais de 230 agricultores familiares de todos os territórios do Piauí. Produtos como alimentos, bebidas e artesanato estão sendo comercializados nos diversos espaços da feira. Agricultores e consumidores comemoram o sucesso da feira.

A II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí é uma promoção do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Consórcio Nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O evento é realizado pelo projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

A feira conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Funcern), dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Piauí (IFPI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Comente