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Transnordestina inicia operação teste entre Piauí e Ceará nesta quinta-feira

Primeira viagem percorre 585 km e marca nova fase logística para o desenvolvimento
Redação

A Ferrovia Transnordestina dará início a uma nova etapa de sua história nesta quinta-feira (18), com a realização da primeira viagem em fase de testes. A composição parte do município de Bela Vista do Piauí com destino a Iguatu, no Ceará, em um percurso de 585 quilômetros, utilizando 20 vagões carregados com milho.

A operação marca o começo do transporte comissionado da ferrovia, etapa fundamental antes do início pleno das atividades comerciais. Para a realização do teste, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o funcionamento do trecho, enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Licença de Operação, permitindo oficialmente o transporte de cargas.

A viagem experimental deve durar cerca de 20 horas. O carregamento do trem será feito em um ponto próximo à área onde está sendo construído o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (TIPI), estrutura própria da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), em Bela Vista do Piauí. Já o descarregamento ocorrerá nas proximidades do futuro Terminal Logístico de Iguatu, empreendimento de empresários da região cearense.

Segundo a TLSA, o início regular do transporte comissionado será definido de forma integrada entre os governos federal, do Piauí e do Ceará. A expectativa é que a ferrovia desempenhe um papel estratégico no escoamento da produção e no fortalecimento da economia piauiense e nordestina.

A empresa também informou que a fase 1 do projeto deve ser concluída até 2027, quando a Transnordestina passará a ter ligação direta com o Porto de Pecém, no Ceará. Já o trecho de 151 quilômetros que atravessa os municípios de Eliseu Martins e Paes Landim, no Piauí, terá as obras retomadas no início do próximo ano, com previsão de conclusão em 2028, antecipando o cronograma original em cerca de um ano e meio.

Quando finalizada, a Transnordestina terá 1.206 quilômetros de extensão e emprega atualmente mais de 4 mil trabalhadores. Ao todo, 676 quilômetros da linha principal já foram executados e outros 280 quilômetros estão em obras, divididas em seis lotes simultâneos. Nos lotes 4 e 5, os trabalhos se concentram na instalação de trilhos, dormentes e brita em um trecho de 108 quilômetros. Já os lotes 6, 7, 8 e 11 avançam nas obras de infraestrutura, como bueiros, pontes, terraplanagem e viadutos, ao longo de 178 quilômetros.