Wellington Dias lança projeto de fortalecimento da agricultura familiar no Piauí
O evento foi realizado no auditório da OAB Piauí e reuniu gestores, autoridades e produtoresO ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou neste sábado (18), em Teresina, do lançamento do Projeto de Difusão de Galinhas Caipiras e Fortalecimento da Agricultura Familiar na Região Norte do Piauí, no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo. O evento foi realizado no auditório da OAB Seccional Piauí e reuniu gestores, autoridades e produtores rurais de diversas cidades.
Durante a cerimônia, o ministro destacou o investimento e a importância do projeto para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento da economia rural.

“A gente vai financiar aqui nessa etapa R$ 1,5 milhão para qualificação e mais de R$ 22 milhões em operações. Vamos atender nessa etapa mais 500 pequenos produtores. Agora é uma central que vai embalar e colocar a produção em condições de comercialização em supermercados, mercadinhos, hotéis e restaurantes, garantindo mercado não só no Piauí, mas em todo o Nordeste e, futuramente, no Brasil inteiro. É pensar grande. Foi assim que o Piauí se tornou o maior produtor e exportador de mel orgânico do Brasil, e logo será o maior exportador de galinha caipira do país e do mundo”, afirmou Wellington Dias.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o objetivo de promover a criação e o manejo da galinha caipira da raça Canela-Preta em comunidades e assentamentos rurais. A ação vai beneficiar 500 agricultores familiares cadastrados no CadÚnico, oferecendo capacitação técnica e acesso a linhas de crédito com condições facilitadas.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, destacou que o projeto fortalece o pequeno produtor e amplia as oportunidades no campo.
“O pequeno agricultor vai ter credibilidade, vai ter condições de colocar sua produção no mercado. Essa é uma ação de difusão e fortalecimento da galinha caipira, que vai alcançar os municípios parceiros com orientação técnica e acompanhamento direto do Instituto”, afirmou.
O superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Lopes, explicou que o projeto conta com linhas de financiamento com juros reduzidos e incentivos especiais.
“O Banco entra nesse processo com orientação através do Agroamigo e com financiamento de recursos subsidiados, juros de 0,5% ao ano e 40% de desconto no pagamento. Estamos juntos nessa parceria que acreditamos ser muito exitosa”, destacou.
O produtor Antônio José da Silva, um dos beneficiados, comemorou o início da iniciativa. “O projeto é bom, é de conseguir as galinhas que vão começar, é bom o projeto”, disse.

O evento contou ainda com a presença do secretário estadual do Trabalho, Zé Santana, do líder do Governo na ALEPI, deputado estadual Dr. Vinícius, do deputado federal Francisco Costa, da vereadora de Teresina, Teresinha Medeiros, e do prefeito de Miguel Alves, Veim da Fetraf, além de representantes de instituições parceiras e produtores rurais.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da agricultura familiar, a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável no Piauí.

















