Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Submarino e tripulantes já estão sem oxigênio, segundo especialistas

O projeto de conhecer e descobrir mais sobre o fundo do mar começou em 2009

O tripulantes a bordo do submarino que buscavam ver os destroços do Titanic no último domingo (18/06) já devem estar sem oxigênio nesta quinta-feira (22/06).

O submarino tinha a bordo cinco pessoas, sendo elas o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, de 58 anos; o empresário paquistanês Shahzada Dawood, de 48 e o filho, Suleman Dawood, de 19 anos; o oceanógrafo francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos; e o fundador da OceanGate Inc, Stockton Rush, de 61 anos. 

De acordo com as autoridades dos Estados Unidos, o prazo máximo do esgotamento do oxigênio do submarino acabaria na manhã desta quinta-feira, dificultando os tripulantes de saírem com vida da expedição. 

O projeto de conhecer e descobrir mais sobre o fundo do mar começou em 2009, no projeto nomeado de OceanGate, criado por Rush, afirmando que "o futuro da humanidade está no fundo do mar, não no espaço". O foco maior de estudo e descoberta foi o Titanic. 

Foto: Reprodução/TwitterSubmarino Titan desaparecido
Submarino Titan desaparecido

Rush obteve êxito em suas viagens em 2021 e 2022. Devido a isso, ele quis retornar em 2023, no mês de Abril e contava com o empresário português Mário Ferreira, que cancelou o convite por "achar que não deveria ir". Rush iniciou a sua descida juntamente com outros empresários no dia 18 de Abril e a ideia era permanecer no raio de visão de Polar Prince, navio do OceanGate.

1 hora e 45 segundos após a descida o navio perdeu contato com o submarino, e logo foram acionadas as autoridades que iniciaram uma missão em busca do submarino, sendo acionado sonares, ROVs (drones aquáticos), e equipamentos aquáticos.

Foi constatado que os tripulantes teriam 96 horas de oxigênio, mas que logo foi diminuído drasticamente para 20 horas, de acordo com o contra-almirante Jonh Mauger. Um robô de mergulho francês foi utilizado para sondar a região onde o submarino havia imergido. O robô diminuiu sua velocidade devido ter encontrado algo no fundo do mar, mas nada foi confirmado ainda.

Algo que pode estar dificultando o resgate é a profundidade do submarino, devido as embarcações tripuladas dos Estados Unidos irem somente a 600 metros de profundidade. Conforme as informações, as reservas de oxigênio no submarino já acabaram.

Comente