Enzo volta a cobrar do prefeito resposta para problema no transporte público
O parlamentar tratou do assunto ao comentar a reunião entre Doutor Pessoa e parte do secretariadoNesta terça-feira (09/05), o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara de Teresina, voltou a cobrar do executivo municipal uma saída para a resolução dos problemas que atingem o sistema de transporte público da capital.
O parlamentar tratou do assunto ao comentar a reunião entre o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) e parte do secretariado municipal. Enzo disse esperar que a “reunião tenha tido como foco principalmente a resolutividade dos problemas de Teresina”.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

"Não participei dessa reunião, mas eu espero uma coisa, que essa reunião tenha tido como foco principalmente a resolutividade dos problemas da cidade de Teresina. Recentemente, se a gente for pegar os últimos empréstimos que nós aprovamos para a prefeitura municipal de Teresina, você chega praticamente a R$ 1 bilhão. Você imagina que é um recurso que dá para se aplicar em várias obras necessárias no nosso município. [...] Espero que tenham discutido a questão do transporte público", disse Enzo.
O presidente da Câmara também destacou que a falta de ônibus suficiente para atender a popular é consequência da má qualidade do transporte coletivo, que faz com que os usuários busquem outro meio de transporte.
"Recentemente o Tribunal de Contas realizou auditoria e constatou aquilo que nós já sabemos, que não tem ônibus suficiente para atender a população de Teresina, não está funcionando na sua plenitude. Principalmente porque há uma perda de usuário. Mas porque há perda de usuário? Principalmente porque você deixa de ofertar um serviço com qualidade e o usuário passa a se utilizar de outros meios alternativos de locomoção", disse.
A reunião aconteceu no domingo (07/05). João Henrique Sousa (Planejamento) e Nouga Cardoso (Educação) foram alguns dos secretários presentes.
Auditoria do TCE-PI
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou auditoria no transporte público coletivo de Teresina e constatou que o sistema de integração contribuiu para o aumento no tempo de espera para os passageiros. A avaliação, divulgada na semana passada, diz respeito ao período que vai de 2014 a 2022.
No relatório também constam análises sobre o modelo de remuneração, a integridade da bilhetagem eletrônica e o desempenho da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) na fiscalização da operação do sistema.
"Quanto ao desempenho da STRANS na gestão do sistema, destacam-se, entre as principais dificuldades, a falta de controle efetivo das ordens de serviço; a insuficiência de profissionais capacitados para atuar na fiscalização; a dificuldade em aplicar as devidas penalidades aos operadores (quando ocorrem irregularidades) e a ausência de efetiva aferição de indicadores de desempenho", destacou o TCE.
Texto: Wanderson Melo